
Marília - O motorista Marcos Barbosa, 49, vítima de acidente com lesões que levaram a dupla amputação de pernas, mostra avanços na recuperação em Marília com inspiração em bons exemplos de superação e novos sonhos.
É um esforço que a irmã, Márcia Barbosa, ajuda e sustenta todos os dias, desde 2022 quando o caminhão de Marcos tombou após uma colisão. O veículo pegou fogo e Marcos sofreu queimaduras em 50% do corpo.
Foram 18 meses de internação, bem como alguns vários sustos e novas condições que incluíam incapacidade de ficar sentado. Márcia sempre do lado no hospital – ela, aliás, parou a vida para ele poder retomar a sua – e começa a dar certo.




Nessa semana Márcia divulgou imagens da recuperação na chegada após procedimentos externos.
Um programa que inclui fisioterapia em casa, visitas ao Centro Lucy Montoro, junto ao Hospital das Clínicas – e atividade física. Sim, Marcos agora frequenta a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).
“O que motiva é a vontade que ele tem de voltar a ser útil, o desejo de estar na estrada de novo, ser independente. Dá uma força incrível para ele”, conta a irmã.
E quando a força de vontade ameaça falhar Marcos assiste a vídeos de pessoas com níveis mais graves de lesões e muitos avanços. “Assim nós vencemos os dias.”
Busca por autonomia
Marcos comanda sozinho uma cadeira elétrica – que recebeu no Lucy Montoro – e, mais que isso, já consegue subir sozinho nela.
Também se movimenta pela casa que, inclusive, recebeu adequações para mobilidade, como portas largas, uma rampa de acesso, guincho e mais equipamentos.
Durante todo o processo enfrentou uma cirurgia em braço que sofreu lesão durante o período de internação. Ainda não tem a mobilidade que precisa, mas segue em tratamento