
Marília e São Paulo - A Prefeitura de Marília anunciou estudo para mudar e o Ecoponto da zona Sul após novo ato de vandalismo com incêndio em material de descarte que fica no local. Além de situação de riscos pelo fogo, o vandalismo cria problemas de saúde e transtornos com fumaça.
É um problema que se repete há anos e aproveita despejo de entulho do lado de fora do prédio até encaminhamento para descarta. Antigamente, aconteceu em despejo de folhas, o que acabou com mudança de endereço do descarte
“No local havia restos de móveis, sofás e pedaços de madeira que estavam depositados e acabaram sendo consumidos rapidamente pelo fogo. Foi mais uma ação de vandalismo, praticada por usuários de drogas que insistem em realizar pequenos furtos no Ecoponto”, disse o secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, um novo local deverá ser utilizado, nos próximos meses.
O Ecoponto da zona Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha e resíduos de construção civil.

“Em decorrência das constantes invasões pelos moradores de rua e usuários de drogas, nós elaboramos um planejamento com a abertura de um novo Ecoponto. Também será na zona Sul, bem distante do atual e que vai dificultar a ação destes vândalos”, ressalta Rodrigo Más.
Nova área
O novo ponto deve ocupar área de 10 mil metros quadrados, próxima à rodovia BR-153, com alambrado de 2,5 metros de altura e concertina.
“Além disso, deve ter vídeo-monitoramento e segurança. Estamos em andamento com este projeto e deveremos colocá-lo nos próximos meses em operação”.
Além do Ecoponto da zona Sul, o município conta atualmente com mais duas unidades para o descarte de materiais recicláveis e reutilizáveis.
Tem um na região Norte, na rua Paulino Botelho Vieira, 643, e um na zona Oeste para descarte de galhos e podas de árvores, na Rua Alcides Caliman, 704..
Informações sobre os Ecopontos estão disponíveis em https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.