
Marília - A Rede VOA, consórcio responsável pela concessão do aeroporto estadual em Marília, anunciou em comunicado previsão de obras de novo terminal da cidade em 2026, sem detalhes para datas.
Segundo a empresa, o prazo de contrato para o investimento seria 2029. Porém deve antecipar obra devido “às condições do terminal”.
O prédio, da década de 1950, é pequeno e com série de problemas de conservação.
“Tendo em vista as atuais condições do Terminal de Passageiros, a Concessionária mantém sua intenção de antecipar os investimentos e iniciar as obras em 2026.”
O projeto depende de medidas administrativas mas, principalmente, da conclusão de impasse com o Aeroclube da cidade. Uma situação que tem promessas mas poucos avanços reais.
O CEO da Rede VOA, Marcel Moure, esteve na Prefeitura de Marília na semana passada para reunião sobre retomada das obras. O encontro incluiu reunião com representantes do Aeroclube de Marília, que a VOA tenta despejar.
Impasse
A Prefeitura anunciou doação de uma área anexa ao aeroporto para a instalação de novo sede do Aeroclube. Em tese, deveria ter obras também em 2026, mas não há qualquer indicação nesse sentido.

Além disso, a prefeitura prevê alterar a Lei de Tombamento do Aeroclube, que hoje protege a estrutura de hangares e sede da instituição. A lei está em discussão judicial e qualquer mudança pode, da mesma forma, provocar novos debates.
“Entendemos que a iniciativa do município, com o aval do Governo do Estado de São Paulo, será de grande valor para o início da reforma. E que, com a chegada de um novo terminal, as companhias aéreas terão espaço e estrutura para operar novos voos comerciais na cidade”, disse Marcel Moure.
O comunicado diz ainda que a Rede VOA tem como único objetivo dar continuidade ao Plano Geral de Investimentos do contrato de concessão.