
Marília - A Semana Jurídica da Unimar (Universidade de Marília), abriu inscrições para sua 32ª edição e, mais uma vez, tem lista de grandes nomes e temas diversos em Direito.
Interessados devem preencher o formulário no site oficial – aqui – e podem, inclusive, escolher quais palestras, debates ou mesas redondas acompanhar. A semana é 100% gratuita, porém com limite de vagas.
O evento terá programação pela manhã e noite entre os dias 20 e 24 de outubro, inclusive com dois pontos de encontros: auditório e Salão do Júri.
Traz diferentes grandes nomes do cenário nacional, do ministro Teodoro Santos, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao deputado federal Celso Russomannop.
Terá personalidades que ganham visibilidade a partir da atuação local, como o prefeito Vinícius Camarinha. Além de gestor público é advogado. Vai falar sobre parcerias público privadas, concessões e modernização do Estado.
Outro nome regional é o do tenente-coronel Hudson Covolam, professor e comandante da Polícia Militar na região.
Veja abaixo detalhes da programação






20/10 – Segunda
– 8:30 – Salão do Júri (Bloco II)
Roberto Livianu
“Desafios Contemporâneos do Combate à Corrupção: O Impacto Danoso da Lei 14230/21”
Procurador de Justiça Criminal, integra o MPSP desde 1992 e além disso é Doutor em Direito pela USP. Autor de quase 20 livros, é ainda idealizador do INAC – Instituto Não Aceito Corrupção, bem como membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas.
– 19:30 – Anfiteatro da Reitoria
Antonio Nabor Areias Bulhões
“Overcharging e Publicidade Opressiva: A Disfuncionalidade das Investigações Criminais no Brasil”
Professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor emérito da Escola Superior da Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foi Conselheiro Federal da OAB de 1991 a 2004 e, além disso, recebeu a medalha Rui Barbosa (2021). Advogado.
21/10 – Terça
– 08:30 – Salão do Júri
Hudson Covolan
“Busca pessoal e as garantias constitucionais: um paradoxo entre a proteção da intimidade e a eficiência da polícia!”
Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Coronel da Polícia de Militar e Comandante do Policiamento do Interior Quatro (CPI-4). Professor Universitário.
– 19:30 – Anfiteatro da Reitoria
Vinicius Almeida Camarinha
“Parcerias que transformam: o papel das concessões na modernização do Estado”
Deputado Estadual por cinco mandatos. Prefeito de Marília em segundo mandato. Pós-Graduado em Gerência das Cidades pela FAAP. Pós-Graduado em Direito Administrativo pela PUC-SP. Advogado.
22/10- Quarta-feira
– 8:30 – Salão do Júri
Mesa redonda: “Uberização e pejotização”
Debatedores:
Alexandre Garcia Muller
Doutorando em Direito do Trabalho pela PUC-SP, mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Marília (TRT-15).
Danieli de Aguiar Pedroli
Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduanda em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Advogada. Membro do Conselho de Prerrogativas da 18ª Região da OAB/SP.
Mediadora:
Aline Bielawski Hayashi – Mestranda em Direito pela Universidade de Marília. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Arthur Thomas, Servidora do TRT da 15a. Região – Assessora de Execução da Secretaria Conjunta de Presidente Prudente.






– 19:30 – Anfiteatro da Reitoria
Teodoro Silva Santos
“O juiz de garantias no Estado Democrático brasileiro”
Ministro do Superior Tribunal de Justiça, é também doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Além disso, é specialista em Processo Penal pela Universidade Federal do Ceará.
Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Penais pela Universidade do Minho. Professor da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Euroamericano.
23/10 – Quinta
– 8:30 – Salão do Júri
Mesa redonda: “Atualidades das serventias extrajudiciais”
Debatedores:
Marcello Terto e Silva
Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2022-2024 e 2025-2027). Ouvidor Nacional de Justiça. Procurador do Estado de Goiás. Advogado (licenciado). Especialista em Direito Público, Civil e Processual Civil.
Maria Teresa Uille Gomes
Advogada e Presidente do Instituto Clima, é professora do Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo. Ex-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e ex-Procuradora-Geral de Justiça do Paraná, é, ainda, doutora em Sociologia pela UFPR bem como mestre em Educação pela PUC-PR.
Nathalia Simões Periquito
Mestranda em Direito pela Universidade de Marília. Oficial de Registro de Imóveis em Santa Catarina.
Mediador:
José Elias Albuquerque Moreira
Doutorando e Mestre em Direito pela Unimar, coordenador Acadêmico do Centro de Estudos Avançados do Norte e Nordeste. Além disso, sócio-fundador do Medauar e Albuquerque Advogados Associados.
– 19:30 – Anfiteatro da Reitoria
Roberta Rangel
“A constitucionalização do direito civil”
Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procuradora aposentada da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Advogada.


24/10 – Sexta
– 8:30 – Salão do Júri
Laura Andrea Chinaglia Abba
“Direito e sustentabilidade: oportunidades para o agronegócio brasileiro”
Gestora da área ambiental do escritório Bueno Mesquita Advogados. Possui graduação em Direito e em Administração pela Unimar, além de MBA em Gestão do Agronegócio pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Direito do Agronegócio da EBRADI, bem como membro das Comissões de Direito Agrário, Meio Ambiente e Clima da OAB/SP.
– 19:30 – Anfiteatro da Reitoria
Celso Russomano
“O código de defesa do consumidor no dia a dia e na era digital”
Deputado Federal em 7º mandato, é jornalista, bacharel em Direito e jurisconsulto. Apresentador e defensor do consumidor, é a Autor de diversas obras sobre o tema.