
Marília - A Santa Casa de Marília passou a disponibilizar novo aparelho de laser de alta potência para tratamentos de cálculo renal que deve atender, inclusive, pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A litotripsia a laser de 30 W energia, frequência e controle térmico para fragmentar cálculos independente da consistência, de forma menos invasiva.
O urologista André Guzzardi informou que o atendimento estará disponíuvel, inclusive, para sistema de atendimento em pronto-socorro. Assim, permite atendimento em situações de crise com cólica renal.
“É o equilíbrio ideal entre potência e controle, oferece baixo risco de dano tecidual, atuando por absorção em água, compenetração de apenas 0,4 mm”, explica o médico.

Conforme o urologista, oferece segurança para mucosa ureteral e pielocalicial, além de ter menor chance de perfuração ou necrose comparado a métodos mecânicos ou ultrassônicos.
O aparelho de laser também oferece maior controle intraoperatório, possibilitando tratamento completo em uma única sessão.
“Além disso, o equipamento possui baixo custo operacional e durabilidade, uma recuperação rápida e mínima morbidade. Trata-se de procedimento endoscópico, sem incisões e a alta médica geralmente acontece no mesmo dia ou em 24h.”