STJ nega libertação de ex-soldado preso por morte no Rodeio de Marília
Moroni, expulso da PM< e Hamilton, o técnico morto na festa

Marília - Decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) nega libertação ao ex-soldado da Polícia Militar Moroni Siqueira Rosa, preso pela morte do técnico agrícola Hamilton Olímpio Ribeiro Junior durante o rodeio de Marília em 2024.

O tribunal deve publicar detalhes da decisão na próxima semana, mas a página oficial mostra que o ministro Carlos Pires Brandão negou o pedido.

Moroni está preso desde o dia da morte, com quatro tiros, durante discussão no meio da arena e do público que acompanhava show de Lauana Prado. Além da morte, ele responde por ferimentos em duas pessoas.

STJ nega libertação de ex-soldado preso por morte no Rodeio de Marília
STJ nega libertação de ex-soldado preso por morte no Rodeio de Marília

Soldado da PM em Bauru na época, ele usou, inclusive, a pistola da corporação para os disparos. Já respondeu a procedimento administrativo com expulsão da PM.

O advogado Mauro da Costa Ribas Junior, que defende Moroni, alega excesso de prazo em prisão preventiva antes do julgamento. Moroni deve ir ao Júri Popular em maio de 2026.

Assim, aguarda o julgamento no presídio Romão Gomes e deve responder por homicídio qualificado e duas tentativas de homicídio.

As qualificadores – que podem ampliar a pena – incluem motivo fútil e meio cruel, bem como recurso que dificultou a defesa da vítimaSTJ .