TCE fiscaliza estrutura de merenda, mostra falhas no Estado e inclui Marília

Marília - Uma fiscalização surpresa do TCE (Tribunal de Contas do Estado) sobre estrutura, preparo e serviço de merenda atingiu unidades em todo o Estado e mostra falha inclusive em duas unidades na lista de amostras em Marília.

A fiscalização não implica em multas ou sanções, mas pode acompanhar avaliação de contas. Atingiu uma escola do Estado e uma da prefeitura em Marília entre 371 escolas da rede pública – 262 municipais e 109 estaduais.

Em Marília não houve flagrante em relação à vencimento de alimentos ou qualidade da comida. Porém, a estrutura apontou falhas que vão de condições para limpeza a espaço de armazenamento e movimentação.

O objetivo foi, principalmente, identificar as condições em que os alimentos chegam até os estudantes. Assim, analisar desde as condições de preparo, distribuição, tipo de alimentos, condições de refeitórios, cozinhas e até utilidades.

Além disso, a fiscalização analisou suporte de nutricionistas, recepção e cuidados com insumos e as condições dos espaços públicos.

Todo o trabalho teve apoio logístico de nutricionistas do Conselho Regional de Nutrição e durou oito horas com 382 auditores. Veja abaixo detalhes dos relatórios de Marília

Escola Estadual
  • Armazenamento
    Alimentos no chão, encostados na parede e, além disso, desorganizados em paletes de madeira
  • Produto que vence antes disposto abaixo de produto com vencimento posterior (leite)
  • Instalações físicas com trincas, bolores, bem como iluminação precária. Além disso, espaço físico pequeno e desorganizado, tomada elétrica sem espelho, paredes sujas e porta danificada
  • Área de preparo de alimentos pequena e antiga, necessitando de melhorias, inclusive com falta de revestimento em parte da parede
  • O relatório cita ainda refeitório pequeno, alunos que comem sentado em muro ou mesinhas ao sol.
Escola municipal
  • Alimentos abertos, sem etiquetagem e fechamento inadequado durante armazenamento na geladeira.
  • Falta de ventilação e espaço insuficiente para armazenamento, assim como improviso com divisória.
  • Piso com porcelanato de baixa qualidade, de difícil limpeza e cor escura.
  • Avaliação de equipamentos mostrou freezer quebrado e sem uso no local.