
Marília - A entrega de um programa de reformas e aquisição de equipamentos apresentou no sábado em Marília e nova estrutura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte de Marília que atende em média 400 pacientes por dia.
A reforma e remodelação envolve a Prefeitura de Marília e a ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), responsável pela UPA.
O projeto representa investimento de R$ 1 milhão para melhorias na estrutura física, bem como contratação de colaboradores. Além disso, modernização de equipamentos e mobiliário para dar conforto, segurança e agilidade ao serviço.

Nós herdamos o município, com muitas unidades de saúde abandonadas e a UPA Norte é um exemplo disso. Inauguramos no final da minha outra gestão e ficou por oito anos em pleno descaso.
Vinícius Camarinha, prefeito de Marília
Os investimentos vão da troca de telhado para conter infiltrações até recuperação de piso e pintura. Porém, vai bem além da estética do prédio.
Novos móveis como camas hospitalares, longarinas, mesas e cadeiras reforçam estrutura, inclusive com instalação de equipamento odontológico.
Além disso, houve a substituição do transformador para garantir o fornecimento de energia estável e sem interrupções. A obra renovou, ainda, instalações elétricas, hidráulicas e sinalização para orientar pacientes.




A estrutura inclui sala de emergência com sete leitos, inclusive para casos graves e Odontologia para casos urgentes.
A UPA oferece pronto-atendimento em casos de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia e, para isso, tem 250 colaboradores. Mantém prontuário eletrônico, processo digital do atendimento à medicação,

Estou muito emocionada por saber que estamos entregando uma UPA totalmente remodelada e reformada, com o que há de melhor na área da saúde
Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou que esta é a segunda Unidade de Pronto Atendimento remodelada na gestão.
“Em pouco menos de dez meses de administração, já reformamos e remodelamos a UPA Sul 24h e estamos entregando, agora, as melhorias da UPA Norte. Além disso, a gestão tem 12 obras na saúde.