
Marília - O poeta, MC e escritor Welynton Ferreira, o Biju, vencedor do Slam do Gueto em Marília, subiu ao palco do Slam SP, maior competição de batalha de poesia falada na América Latina.
Foi, aliás, o segundo ano consecutivo em que o trabalho de Marília garantiu vaga na competição que acontece como um ‘campeonato paulista’.
O Slam SP termina neste domingo, em sua 11ª edição que reuniu 70 artistas. Um nível alto de competição e nomes na organização, como o Sesc SP.

“Biju” é escritor, MC, poeta, rapper, cronista e gestor cultural de Oriente (20km de Marília). Aos 29 anos, adepto da literatura marginal/periférica é pesquisador e colaborador da cultura Hip-Hop.
Atua como professor na rede pública – tem graduação em biblioteconomia pela Unesp de Marília. A participação de BIju está disponível no vídeo do evento no youtube – aqui – a partir de 2h
O Slam do Gueto promove batalhas de poesia desde janeiro de 2024 com forte atuação na zona norte que repercutiu para mais regiões e cidades.
Já recebeu, inclusive, nomes como Sérgio Vaz, Matriarcak e Renan Inquérito. Além disso, esteve na FLIM – Feira Literária de Marília, e segue em expansão.
Em agosto, participou do IX Torneio dos Slams – Estéticas das Periferias, no Instituto Moreira Salles.
Cacá Luís, coordenador, idealizador e apresentador do Slam do Gueto, destacou a boa presença de Biju e a importância de chegar ao evento pela segunda vez. “O Slam do Gueto é uma batalha de poesia que ecoa vozes da periferia. Caneta, Poesia e Periferia, é o slogan e grito de guerra”, disse.