Zona norte recebe controle do Aedes neste sábado; abra a casa para a Saúde

Marília - A área da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Renata, na zona Norte de Marília, recebe neste sábado a segunda ação de controle à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela.

As atividades serão das 8h30 às 12h30, com trabalho em campo para orientação, identificação de pontos de riscos e fiscalização de prevenção.

O programa aos sábados atende um dos principais desafios das equipes de agentes de Saúde que é a falta de pessoas para acesso a moradias. Além disso, os agentes enfrentam ainda população que recusa acesso às casas.

“O objetivo é ampliar o acesso e garantir que os agentes de saúde possam eliminar possíveis criadouros do mosquito”, destaca a secretária, Paloma Libanio.

Para organizar esse trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza o georreferenciamento, uma tecnologia que permite identificar no mapa as áreas com maior número de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses.

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu do Ministério da Saúde, a remessa de seis nebulizadores costais motorizados. O equipamento para dispersão de inseticida vai reforçar controle do mosquito.