Nacional

Campanha arrecada recursos para ajudar fotógrafa de comunidade do Rio

Campanha arrecada recursos para ajudar fotógrafa de comunidade do Rio


source

Uma campanha de financiamento coletivo, organizada pelo jornalista Rod Carvalho e pelo fotógrafo Bob Wolfenson, está arrecadando fundos para ajudar uma jovem e promissora fotógrafa, da comunidade do Dendê, no Rio de Janeiro.

Melissa de Oliveira, de 20 anos, é fotógrafa e registra o que vê nas ruas e becos da favela por meio das fotografias. Em maio de 2019, ela começou a fotografar e publicar o cotidiano da comunidade no Instagram.

A menina diz que começou a fazer as fotografias para mostrar um lado diferente do lugar em que vive, já que a mídia tradicional reproduz uma imagem estereotipada da favela. “Eu começei a me intessar por fotografia em 2018 porque eu me incomodava com a forma que a favela é retratada na mídia. Só se mostra o crime, a violência, a pobreza. Como moradora, eu vejo uma riqueza cultural muito grande, uma autenticidade”, afirmou Melissa, em conversa com o iG.

“Por conta dessa insatisfação e pelo desejo de mostrar as pessoas daqui, eu resolvi fazer registros fotográficos, aí comecei a me intessar e estudar o assunto pela internet e vídeos no Youtube e, em 2019, eu tive a oportunidade de ganhar minha primeira câmera”, complementou.

Melissa, que é nascida e criada na comunidade do Dendê, pensa em dar aulas gratuitas de fotografia na comunidade e ampliar os projetos sociais, que ainda são poucos na área.

“Essa é uma das minhas maiores motivações desde o começo. Eu tenho muita vontade de criar um centro cultural aqui no Dendê. Uma coisa que eu sempre falo é que o Dendê é uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, mas fica muito esquecida, os projetos sociais aqui são muito pequenos (…) gostaria de desenvolver uma biblioteca, um curso pré-vestibular, uma oficina de artes, dar aulas de fotografias…”

Leia Também

Leia Também

A campanha

“Tudo começou quando eu fiz a série ‘Arte: Atravessando a Pandemia’ (…) no episódio que falava sobre fotografia, eu escolhi o Bob Wolfenson, que adorou o projeto. Ele (Bob) me sugeriu o nome da Mel porque tinha fotografado ela para um ensaio especial de 50 anos da carreira dele, então ela encaixou perfeitamente com o que eu queria”, afirmou Carvalho ao iG.

Leia Também

Leia Também

Ele afirmou que após a gravação do episódio com o Bob e a Melissa, ele teve a ideia de fazer a vaquinha virtual para ajudar a menina a prosseguir na carreira, uma vez que os equipamentos da garota eram mais simples.

“O crowdfunding foi uma surpresa para a Mel. Ela tem uma câmera mais simples, a ideia é conseguir uma câmera mais moderna para ela conseguir alavancar a carreira. O Bob topou a ideia e aí nós fizemos o vídeo e criamos o site para a campanha”, disse Carvalho.

“Quando dissemos pra ela da campanha foi um dos melhores dias, ela chorava, gritava de emoção, a família ficou super feliz. Ela brinca que nos somos os paizões”, completou.

A campanha já conseguiu o corpo da câmera com a família de Bob Wolfenson, que é uma referência para Melissa. O objetivo agora é arrecadar dinheiro para comprar a lente e as baterias do equipamento. Para ajudar, basta acessar o site da campanha  clicando aqui.