Nacional

Direita foi quem mais elegeu deputados federais negros nas eleições

Direita foi quem mais elegeu deputados federais negros nas eleições


Com um viés ideológico totalmente na contramão de discursos ligados à diversidade — geralmente frequentes em manifestações da  esquerda — as  eleições de 2022 surpreenderam ao trazer partidos de direita como os que mais  elegeram candidatos autodeclarados negros — que se identificam como pardos ou pretos — para a Câmara dos Deputados

Com o maior número de parlamentares eleitos para a próxima legislatura , ao todo 99, o PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, elegeu 25 dos 135 deputados eleitos deste grupo. 

Na sequência, o Republicanos , que também se posiciona como um partido de direita, elegeu 20 deputados registrados como negros, e o União Brasil, 17.

Em quarto lugar, o PT — partido à esquerda — teve 16 cadeiras negras conquistadas no Parlamento. Em seguida o PP, outro partido de direita, somaram 15 deputados do grupo.

Os partidos de centro também elegeram deputados autodeclarados negros. O MDB teve oito eleitos, seguido de PSD, com seis, e Podemos, com cinco. Avante e Pros têm dois parlamentares cada, e o Solidariedade, um.

O PDT teve seis cadeiras, seguido de PCdoB, com quatro, PSB e PV, com dois cada, e Rede, com um representante — esses partidos são ligados mais à esquerda.

Já o Cidadania, Novo, Patriota, PSC, PSDB e PTB não elegeram nenhum deputado pardo ou preto nas no pleito de 2022.

Entre as maiores bancadas, o Republicanos foi o partido com mais candidatos negros eleitos para a Câmara (49%), seguido de PP (32%), União (29%) e PL (25%). Já o PT — maior representante da esquerda no país — teve menos de um quarto (23%) em sua lista de novos parlamentares.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política