O governo do estado anunciou nesta quarta-feira uma recomendação para que organizadores de eventos – especialmente musicais e esportivos – adotem novas restrições e mantenham no máximo 70% de ocupação.
A orientação acompanha evolução do número de casos e indicação de sobrecarga em serviços. Entre 29 de dezembro e 11 de janeiro, o número de internados em enfermarias subiu de 1.712 para 3.413. Já o total de pacientes em UTI subiu 58%
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn apontou ocupação na faixa de 39% no interior e pouco mais de 40% na capital. Disse que as internações acontecem principalmente nas enfermarias.
Mas o anúncio não é uma decisão, como foram as principais medidas do Plano SP. Prefeitos vão decidir em cada cidade eventuais novas regras. Tupã foi uma das cidades que anunciou reforço de restrições após evolução dos casos e identificação da variante ômicron.
O governo anunciou ainda a abertura de um pré-cadastro de crianças com idades entre 5 e 11 anos para imunização. A Saúde informou que agulhas, seringas, carteiras ja foram distribuídas e o setor aguarda envio de doses pelo Ministério da Saúde.
A projeção é receber 240 mil doses até dia 14. O Estado prevê vacinar 4,5 milhões de crianças. A imunização vai seguir calendário com prioridade para comorbidades. Veja abaixo a íntegra do pronunciamento.