Nacional

Governo amplia horário do comércio e impõe limites a bares e restaurantes

Governo amplia horário do comércio e impõe limites a bares e restaurantes

O governo do Estado de São Paulo apresentou no início da tarde desta sexta-feira novas regras de atividades durante a quarentena com mudanças de horários para atendimento em lojas, bares, restaurantes e outras empresas.

O comércio teve boas notícias, com autorização para funcionamento de 12 horas, uma medida que atende especialmente shopping centers. As lojas deverão estar fechadas às 22h, mas o horário ampliado oferece alternativa de atendimento e foi adotado para distribuir a movimentação de público nas compras de Natal.

Mas aumenta o rigor para bares e restaurantes. Os bares poderão atender até 20h. os restaurantes poderão funcionar até 22h, mas a venda de bebidas alcóolicas deve ser encerradas às 20h.

As novas regras envolvem ainda orientação sobre capacidade máxima de 40% de ocupação e mesas com máximo de seis pessoas. Segue proibido atendimento de público em pé.

As lojas de conveniência também ficam proibidas de vender bebida alcóolica a partir das 20h, mesmo para clientes que vão levar as bebidas para consumo em outro local. O anúncio foi feito com equipe da saúde, do comitê de contingenciamento e do Desenvolvimento Econômico, sem a participação do governador João Doria.

Segundo o governo, o lazer noturno “em bares, baladas e qualquer outra forma de aglomeração” são as principais formas de transmissão da doença. O governo apresentou ainda dados de mudanças no perfil do público internado, que registra maior volume de casos com idades entre 30 e 50 anos.