
Nacional
A maior seca dos últimos 20 anos no Norte do Brasil está impactando diretamente a importação de fertilizantes que chegam pelos portos da região, fundamentais para atender os produtores do Centro-Oeste. A baixa nos níveis dos rios, em especial no Arco Norte, está dificultando a navegação, forçando desvios de rotas para outros terminais e elevando os custos de transporte.
Especialistas afirmam que, com a seca, as embarcações que transportam fertilizantes pelo rio Madeira, uma das principais vias de escoamento no Arco Norte, enfrentam grandes desafios. Em Porto Velho (RO), uma das Estações de Transbordo de Carga (ETC) que operam no rio, a navegação está interrompida devido ao nível crítico das águas. Em algumas áreas, o nível do rio está tão baixo que é considerado “negativo”, impossibilitando o transporte por hidrovia.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que trouxe chuvas para partes do Mato Grosso do Sul não será suficiente para reverter a situação crítica no Norte, onde os rios continuam secando. A falta de água na região impacta diretamente a logística, uma vez que o Arco Norte, apesar de não ser a principal rota de entrada de fertilizantes no país, tem se tornado uma alternativa ao movimentado Porto de Paranaguá. Nos últimos quatro anos, a importação de adubos por essa rota mais que dobrou, saltando de 1,5 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2020 para 3,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
Desvios e aumento de custos
Com a redução no volume de água dos rios, especialistas alertam que os portos do Arco Norte podem sofrer aumentos expressivos nos custos com “demurrage” — taxa cobrada pelo tempo extra que o navio permanece no porto. Além disso, o desvio de embarcações para outros portos, como o de Itaqui, em São Luís (MA), e os terminais do Sul e Sudeste, pode se tornar inevitável, encarecendo ainda mais o frete.
A dragagem no rio Madeira, que está sendo realizada desde agosto, já retirou 30 mil metros cúbicos de sedimentos com o uso de três equipamentos de sucção e recalque. A previsão é de que 1,3 milhão de metros cúbicos sejam dragados até o final do ano, mas o impacto no custo logístico já é uma realidade.
Em junho, o frete de grãos na rota de Sinop (MT) a Miritituba (PA) chegou a R$ 278 por tonelada, mantendo-se estável em relação ao ano anterior. No entanto, o frete de fertilizantes no trajeto de retorno subiu, atingindo R$ 143 por tonelada, acima dos R$ 137 registrados em 2023.
Medidas emergenciais e expectativa
Para evitar o desabastecimento, uma das soluções em estudo é o uso de estações flutuantes para o transbordo das mercadorias, permitindo que as embarcações continuem navegando por barcaças. Segundo especialistas do setor logístico, com essas intervenções, a navegação pode continuar, mas o aumento nos custos será inevitável.
A seca prolongada no Norte brasileiro deve continuar gerando impactos na cadeia de suprimentos, especialmente no fornecimento de fertilizantes. Além do aumento dos custos logísticos, os atrasos nas entregas podem prejudicar a produção agrícola no Centro-Oeste, uma das regiões mais dependentes desses insumos.
Fonte: Pensar Agro
Mais notícias
Mais artigosPeças usadas
Detran faz duas operações de controle em desmanches de veículo
O Detran-SP promoveu duas diferentes operações de fiscalizações contra desmanches de veículos em ações de combate ao crime e, até, falta de registro. No combate aos casos mais graves, a “Operação Perda Total” foi a diversos endereços para controle de roubo e desmanche ilegal de veículos. Atingiu alvos em pelo menos três cidades: capital, Santo […]
Transportes
Concessão vai transferir Terminal da Barra Funda para iniciativa privada
O Metrô de São Paulo lançou a licitação para concessão do Terminal Rodoviário Barra Funda, que passará a ter gestão pela iniciativa privada. Hoje, cerca de 140 linhas partem do terminal para Marília, além de mais cidades do estado de São Paulo, outros estados e até destinos internacionais. Processo começa com promessas de melhorias na […]
Presente importado
Aeroporto paulista recebe 60ton de rosas para Dia dos Namorados
O aeroporto paulista de Viracopos recebeu em 30 de maio 60 toneladas de rosas colombianas frescas para abastecer o mercado no Dia dos Namorados. As flores, cultivadas por 11 produtores colombianos e três importadores, foram transportadas sob temperatura controlada (2°C a 8°C). É, aliás, o necessário para garantir sua qualidade até a comercialização no varejo. […]
Falta chegar na bomba
Petrobras reduz preço de gasolina para distribuidoras
Os preços de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras terão uma redução de 5,6%, a partir desta terça-feira (3). Segundo a empresa, o preço médio passará a ser de R$ 2,85 por litro, o que representa um recuo de R$ 0,17 por litro. A gasolina à venda nos postos combina 27% de […]
Dinheiro
Bancos projetam alta de 8,5% no volume de empréstimos
A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos indica que o crédito – contratações de empréstimo – deverá crescer 8,5% em 2025. O resultado do levantamento, feito com 22 bancos entre 14 e 19 de maio, mostra certa estabilidade ante o anterior, que foi de 8,6% em março. Mantém, também, perspectiva de alguma desaceleração […]
proteção social
Lei cria política de proteção a pessoas com albinismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.140 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. O documento considerada pessoa com albinismo quem tem distúrbios classificados no Código E70.3 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). A Sociedade Brasileira de Dermatologia […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade