Nacional

Vacinação contra Covid começa em janeiro para idosos e saúde; veja calendário

Vacinação contra Covid começa em janeiro para idosos e saúde; veja calendário

O governo do Estado de São Paulo apresentou nesta segunda o plano geral de vacinação contra a Covid-19 com previsão de primeira fase a partir do dia 25 de janeiro. A primeira fase será direcionada a imunização a profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

A primeira fase deve durar nove semanas até o dia 28 de março. Cada paciente deverá receber duas doses com intervalo de 21 dias. O programa completo divide a fase por perfil do público e idades. COmeça com profissionais da saúde, indígenas e quilombolas e depois terá etapas por idade (veja tabela abaixo).

A estrutura prevê 18 milhões de doses de vacina, 30 caminhões refrigerados para distribuição diária em todo o Estado, incluindo programas de escolta da vacina e segurança nos locais da vacinação.

A vacinação será gratuita e feita na rede pública de saúde. O governo vai oferecer ainda 4 milhões de doses para outros Estados como forma de ajudar na imunização de profissionais de saúde dos Estados que desejem.

O governo prevê ainda aumento de quase 100% no número de postos de vacinação no Estado, em medida que deve envolver ainda as prefeituras. Farmácias credenciadas, quarteis da Polícia Militar, escolas e sistemas de drive thru serão algumas das opções para pontos de vacinação.

Ainda segundo o governo, a vacinação deve mobilizar 54 mil profissionais de saúde e 20 mil agentes de segurança no procedimento.

O plano nacional de imunização prevê vacinação em março. O governador João Doria disse que o projeto do Estado não contradiz o plano federal, mas defendeu a antecipação do programa.

“A vacina não pode ser adiada. A vacina do Butantan, assim como as demais comprovadamente eficazes devem ser aplicadas imediatamente”, disse o governador. Doria disse ainda que a vacinação em março congestiona o calendário e estrutura logística com outras ações, como a vacinação contra a gripe.