Carreta faz mutirão de mamografias para detentas na região

Marília - A Carreta da Mamografia do programa Mulheres de Peito levou mutirão com 420 exames para detentas na Penitenciária Feminina de Pirajuí, que integra a região noroeste do sistema prisional, a mesma de Marília.

Além das detentas, o programa atendeu 64 servidoras do sistema prisional com o objetivo de detectar, de forma precoce, o câncer de mama. A penitenciária tem atualmente 887 detentas.

Para a assistente social Daiana Maria Gimenez de Couti Freddi, chefe de Reintegração Social da Penitenciária, é uma oportunidade de cuidado essencial.

“É a segunda vez que realizo o exame na carreta de mamografia, que propicia a muitas mulheres atendimento rápido, prático e gratuito. Além disso, com resultado em poucos dias e o atendimento é excelente e cordial”, afirmou.

Ela explicou que, no seu caso, por histórico de câncer de mama na família, iniciou o rastreamento aos 30 anos de idade. Destacou ainda que, por ser itinerante, a carreta garante que mulheres de diferentes regiões do estado tenham acesso ao exame.

O projeto faz parte da campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina e tem como intuito incentivar exame para diagnóstico. permite, principalmente, antecipar detecção de tumores malignos.