
Assis - A Defesa Civil do Estado mobilizou equipes para apoiar recuperação em municípios com danos pelas fortes chuvas do final de semana em lista que inclui Assis, na região de Marília, e Regente Feijó, no Oeste Paulista.
Em Assis o temporal causou danos em estruturas públicas e residências neste domingo (2). Como medida preventiva, a rede municipal suspendeu nesta segunda-feira (3), para avaliação técnica das unidades.
Afetou ao menos 20 escolas municipais que, aliás, passam por vistoria para levantamento detalhado dos danos.
Além de equipes e estrutura, a Defesa Civil estadual oferece material de ajuda humanitária para famílias desabrigadas.

Entre as demais ocorrências registradas, a cidade contabilizou pelo menos cerca de 90 quedas de árvores.
Teve ainda destelhamento de residências, bem como um caso de colapso estrutural em imóvel residencial. Famílias que precisaram deixar suas casas estão sendo acolhidas provisoriamente em hotéis ou com familiares.
Em Regente Feijó (185km de Marília) a chuva da madrugada deste domingo causou uma morte e dezenas de feridos em uma festa de turma de medicina.
Além disso, ventos de até 95 km/h derrubaram árvores, danificaram estruturas e interromperam serviços essenciais em diversas regiões.
A Defesa Civil apresentou na sexta-feira a previsão e alerta de fortes chuvas. Além do socorro, oferece ainda orientação para decretos sobre situação de emergência.
Conforme o Coronel Henguel Ricardo Pereira, a presença do Estado é essencial para garantir agilidade e segurança jurídica às administrações locais.
Além disso, a Defesa Civil acompanha o registro dos decretos no sistema federal, garantindo mais rapidez na liberação de recursos.