Veja prisões, casos no interior e mais dados das intoxicações por metanol

São Paulo - Um balanço do governo do Estado com dados de sábado mostra que o número de prisões por suspeita de contaminação de bebidas por metanol chegou a 41 pessoas no sábado, com investigação de intoxicações também no interior.

As prisões se deram na capital paulista, Diadema, Santo André, Jacareí e Jundiaí e o caso provocou, inclusive, interdição de 11 estabelecimentos. Além delas, a fiscalização apreendeu milhares de materiais, como garrafas, rótulos de marcas e outros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, São Paulo tem 162 casos, entre 14 com intoxicação e outros em investigação, além de sete óbitos

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas.

Casos de intoxicação

  • 162 casos no total, sendo:
  • 148 em investigação, inclusive com sete óbitos em análise – quatro na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru
  • 14 confirmados – sendo 2 óbitos na capital paulista
Veja prisões, casos no interior e mais dados das intoxicações por metanol
Fiscalização provoca prisões revela, inclusive, suspeitas no interior, veja mais dados das intoxicações por metanol

Situação de casos por região

MunicípiosEm investigaçãoConfirmados
ARAÇATUBA1
BARRINHA
CAJURU1
CARAPICUÍBA1
CUBATÃO1
DIADEMA6
EMBU 1
EMBU DAS ARTES1
FERRAZ DE VASCONCELOS1
GUARULHOS11
ITAPECERICA DA SERRA1
ITAQUAQUECETUBA2
ITU
JACAREÍ1
JUNDIAÍ1
LIMEIRA1
MAUÁ1
OSASCO9
RIBEIRÃO PRETO1
RIO CLARO1
SANTO ANDRÉ7
SANTOS1
SÃO BERNARDO DO CAMPO291
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS2
SÃO PAULO7511
SÃO VICENTE1
TABOÃO DA SERRA1
VINHEDO1
Total Geral14814

Repressão e combate à falsificação

  • 41 presos em operações desde o início do ano, 19 delas nesta semana
  • 11 interdições:

Capital: Bela Vista (2), Itaim Bibi, Jardins e Mooca, M’Boi Mirim, Cidade Dutra

Grande SP: Osasco (2), Barueri (1) e São Bernardo do Campo (1). 

Suspensão de inscrições estaduais

Estabelecimentos proibidos de comprar e vender produtos

  • 8 estabelecimentos suspensos
  • 6 distribuidoras
  • 2 bares

Apreensão de garrafas

  • 6.900 desde segunda-feira (29), porém, ao longo do ano, foram 50 mil garrafas apreendidas. Além disso, 78,3 mil rótulos de marcas diversas prontos para falsificação.