Colunista | CUIDE DO SEU SORRISO - Fábio Veroneze

De uma simples afta ao câncer devastador, saiba quais são as doenças que afetam o seu sorriso e sua saúde bucal. E aprenda por que é tão importante incluir as visitas ao dentista entre os exames obrigatórios do seu check-up anual.

Hoje vamos falar sobre a AFTA:

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua.

Elas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro.

Causas da afta 

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento da afta. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes, como pequenos traumas causados por alimentos ásperos, ou até quentes em demasia.

Pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas.

É importante lembrar que as aftas não são causadas pelos vírus herpes.

Sintomas da afta 

Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes de a afta surgir. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.

Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre. 

Diagnóstico e tratamento das aftas 

Não existe um exame específico para diagnosticar as aftas. É possível identificá-las com o exame clínico. Às vezes, uma biópsia da lesão pode ser necessária, se houver suspeitas de outras doenças.

As aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas.

Se houver muita dor ou dificuldade para deglutir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como aplicação de pomadas para uso oral com analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário outras terapias medicamentosas.

Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar. Entre elas destacam-se: evitar alimentos ácidos ou muito condimentados e escovar os dentes suavemente. 

Recomendações em caso de afta
Procure o seu dentista:


Giro Marília -CUIDE DO SEU SORRISO - Fábio Veroneze
CUIDE DO SEU SORRISO - Fábio Veroneze
Cirurgião Dentista, especialista em Implantes Dentários, Prótese Sobre Implantes.

Matérias anteriores deste(a) colunista >