Colunista | Dante Kassada

Muitas vezes, em alguns contratempos, nos arriscamos e aventuramos em novas receitas. Algumas vezes frustrantes, outras vezes, felizes da vida com bons resultados. Mas nada melhor do que um elogio ou até mesmo um simples “Hummm!”, para descobrirmos que cozinhar não é somente seguir uma receita, pesar os ingredientes, assar no tempo certo ou qualquer outra habilidade que necessite.

Cozinhar é uma forma simples de demonstrar o amor através dos sabores e poder causar sensações que fazem de uma simples refeição um momento inesquecível ao paladar.

Se deu errado uma vez, não desista! Nem tudo na vida dá certo na primeira vez e minha mãe que diga isso a todos os meus bolos e testes de receitas que errei no início! Até hoje, ainda faço testes de receitas e dão errado. Parece frustrante, mas enxergo como mais um aprendizado e uma oportunidade para estudar mais afundo os ingredientes usados e pensar onde está o erro.

Uma boa dica para o sucesso em receitas,  é sempre a organização e a interpretação do modo de fazer. Antes de iniciar qualquer receita, leia atentamente todos os passos, separe todos os ingredientes de acordo com o pedido, pese ou meça tudo de acordo com as instruções e inicie a arte de cozinhar.

Lembre-se que a qualidade dos ingredientes utilizados faz muita diferença no produto final e a combinação entre bons sabores gera explosões de sabores, portanto atente-se a qualidade dos produtos que vai usar e que tudo que é feito com amor sai com bom sabor!

E o sabor desta semana será um bolo bem macio que combina muito com o café da manhã ou um chá da tarde, aproveite e anote mais uma das preciosas receitas.

Bolo formigueiro



2 xícaras de chá de açúcar refinado

1 xícara de margarina sem sal

4 ovos

1 xícara de chá de amido de milho

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de chá de leite frio

1 xícara de chá de granulado

1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo

Quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras em neve até que fiquem bem branquinha e firmes e reserve. Em uma batedeira coloque o açúcar refinado, as gemas, a margarina sem sal e bata bem até obter um creme bem clarinho e liso. Em baixa velocidade intercale colocando o leite frio, o amido de milho e a farinha de trigo, até que tudo se misture bem a massa.

Retire da batedeira e misture manualmente essa massa com as claras em neve. Após misturar as claras em neve, acrescente o granulado e por último o fermento químico.

Despeje a massa em uma forma de pudim untada e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por uma média de 35 minutos.

Espere esfriar e desenforme. Bom apetite!


Giro Marília -Dante Kassada
Dante Kassada
Especialista em Chocolataria artesanal e industrial e Confeitaria Fina, Experiência como Avaliador em competições nacionais e internacionais de confeitaria fina. @confeitariadodante

Matérias anteriores deste(a) colunista >