Colunista | Gabriel H. Antonio

Giro Marília -Masterchef como uma vitrine para grandes empresas

O MasterChef, programa de culinária comandado por Ana Paula Padrão que vai ao ar todas as terças-feiras na Band está em sua temporada número 10. Durante todos os anos, vimos a constância em pontos de audiência conquistados pelo programa, o que atrai cada vez mais a atenção das marcas a fim de se tornarem patrocinadores visando o aumento de suas vendas.

Programas de TV, times de futebol, comerciais em horários nobres, sempre foram o alvo de marcas de varejo, bancos e streaming, mas será que todo esse investimento muitas vezes milionário, traz um bom retorno em vendas?

Hoje vou falar de duas marcas que estão com destaque na temporada 10 do MasterChef e verificar como foram os resultados desse primeiro semestre visto que o programa foi ao ar em seu primeiro episódio no dia 2 de maio deste ano.

Começando com o Pão de Açúcar, empresa do grupo Pão de açúcar que também é detentora dos direitos das bandeiras Extra e Compre Bem registrou um aumento no primeiro semestre de 2023 de 8,6% considerando todas as lojas. Segundo o CEO Marcelo Pimentel, esses números são bons pois o mercado está com um cenário econômico difícil e mesmo assim, conseguiram uma crescente. Um dos pontos importantes foi o aumento das categorias de produtos perecíveis, muito por conta de produtos utilizados no programa terem sua busca aumentada.

Outra marca que está com grande destaque é a Royal Prestige, marca americana de utensílios domésticos. Os participantes do programa estão utilizando toda a linha da Royal em seus preparos, além da marca dar ao ganhador um jogo completo de panelas da linha, assim, criando um interesse do público, principalmente os amantes da culinária a procurarem pela marca. Dessa maneira, a Royal Prestige, registrou um crescimento de 68% no Brasil no ano de 2023 e globalmente de 22%, ou seja, o crescimento a nível nacional, onde houve o patrocínio no programa, foi 3 vezes mais considerado o crescimento a nível global; o que reforça o investimento de 5,1 milhões de reais para o patrício foi um sucesso.

Por isso, quando pensamos em branding e vendas, precisamos estudar onde a nossa persona está, para que possamos fazer o investimento na estratégia certa. Essa estratégia precisa ser muito bem desenhada e executada para que consigamos atrair, converter, encantar, vender e se relacionar com os seus clientes, criando um ciclo rentável e que seja duradouro.

Os exemplos do MasterChef os quais falamos hoje são empresas com faturamentos milionários, entretanto, e o mesmo já acontece em outros programas também de sucesso.

O que importa notar é que no mercado existem todos os tipos de ferramentas de marketing para realizar os mesmos processos que o Pão de Açúcar e a Royal Prestige estão executando, mas que cabem no bolso de todas as empresas. O que realmente você precisará se atentar é contratar a pessoa e equipe certa para te ajudar a traçar o melhor processo e estratégia e assim conseguir aumentar a visibilidade e o prestígio de sua marca ou produto, e por conseguinte, o faturamento.


Giro Marília -Gabriel H. Antonio
Gabriel H. Antonio
Formado em Marketing pela Unimar, trabalha desde 2019 com ferramentas no universo do Marketing como CRM, CRO, Inbound Marketing, Google e Facebook, Branding além de realizar consultoria empresarial.

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