Colunista | GASTRONOMIA - Eduardo Pires

Camarões frescos mantém o corpo em curva e a cabeça grudada ao corpo, nunca esqueça disso. Odor suave e casca brilhante também são bons sinais, indicam frescor. Se os crustáceos parecerem secos e tiverem manchas pelo corpo ou sem cabeça descarte-os, já passaram do ponto ideal.

Para comprar camarão, saiba o que vai preparar primeiro. Os pequenos são mais apropriados para recheios de pastéis, croquetes, molhos e aperitivo, ou  fritinhos no azeite e com bastante alho.

Já os grandes, que são mais caros, ficam melhores em receitas onde são os protagonistas, como os camarões ao champanhe, à provençal, a grega e as moquecas. Os camarões do mar são mais saborosos e bonitos que os de água doce.

Aproveite as cabeças dos camarões. Como guardam muito sabor, rendem ótimos caldos e molhos, basta ferve-las em água com um pouco de sal.

Camarões congelados sempre perdem o sabor e de textura. Mas, em geral, são processados com mais cuidado do que os frescos, por isso atenção na hora da compra do camarão fresco.

Se congelados, o recomendável é descongelar na  geladeira. Tire o pacote do freezer na noite anterior e coloque-o na porta de baixo do refrigerador.

Camarões inteiros só precisam ser limpos se forem médios ou grandes. Os pequenos podem ser consumidos inteiros. Nos grandes é necessário  retirar a cabeça e a tripa, fazendo uma incisão na casca. A tripa é a barrigada do camarão, um fio preto vai de cima a baixo do camarão e é facil verificar, usá-lo com a tripa vai deixar seu prato ruim.

Durante a limpeza, deixe-os de molho em uma tigela com água gelada e, à medida que for limpando, continue deixando-os na água gelada até hora do preparo.

Na hora de cozinhar, fritar ou grelhar, cuidado, os camarões têm uma carne que cozinha muito rápido, se voce demorar ele passa do ponto. O recipiente em que foram cozinhados ou fritos, deve estar muito quente e assim que ficarem rosados já estão prontos, caso contrario vão soltar muita água.

Quando eles mudam de cor  e ficam mais branquinhos e alaranjados ou rosados, estão prontos. Se for para molho os coloque apenas no final e o tempo necessário para mudarem de cor, alguns minutos, não os deixem ficar cozinhando, perdem a textura e o sabor, acrescentando o sal depois de estarem cozidos ou no final da receita, temperando antes eles perdem liquido.

Uma dica, frite alguns camarões grandes descascados temperados com um pouco de alho, pimenta do reino em uma frigideira com manteiga, após ficarem levemente douradinhos reserve-os, na mesma frigideira refogue um pouco de arroz e coloque um pouco do caldo do camarão que voce fez com as cascas e cabeças e tempere com sal, deixe cozinhar até o ponto ideal, em seguida após cozido acrescente uma colher de manteiga. Sirva junto com os camarões dourados e seja feliz...


Giro Marília -GASTRONOMIA - Eduardo Pires
GASTRONOMIA - Eduardo Pires
Ex-dirigente de restaurantes, mistura aprendizado das cantinas com frequência em algumas das melhores casas de São Paulo e experiências em família na capital e em Marília e Santa Cruz do Rio Pardo, além de usar receitas para reunir, atrair e fazer coleção de amigos

Matérias anteriores deste(a) colunista >