Colunista | Jéssica Machado dos Santos

Mais um caso de violência contra a mulher acontece, e infelizmente, a vítima foi punida, sem contar pessoas justificando/ defendendo os criminosos.

Tudo começou há semanas com o caso da Ana Hickmann, aí veio à tona o estupro coletivo da garota do Rio, depois a “tabela de pontos” dos alunos da UFG, o Jhonny Deep agressor de mulheres, e veio recentemente o caso de assédio sexual do “cantor” Biel. 

Vou me atentar aos dois últimos casos que envolvem dois homens famosos.

Quando as revistas de celebridades noticiaram o crime do ator, vi muitas mulheres defendendo ele, afinal, o Jhonny Deep é um ator consagrado, bonito e cheio de trabalhos, deveria estar estressado, coitadinho, a ex-mulher dele deve ter extrapolando e ele perdeu a cabeça, mas coitadinho, quem não queria ser mulher dele?

Mas o caso do Biel foi e fica cada vez mais grave. Após ele ter assediado uma jornalista, que levou o caso à justiça,vi muitas mulheres dizendo que a jornalista deveria ter ficado satisfeita com o “elogio do cantor, pois ele é um gato e está fazendo o maior sucesso com suas músicas, ela deve ser uma feminista recalcada”.

Como aceitar essas justificativas? Bem, Biel perdeu contratos após a denúncia, sofreu danos de imagem e....a jornalista acabou demitida.

E, inacreditável, no Twitter circulou hastag em prol do “cantor” e do ator, com a qual fãs os defendem com unhas e dentes.

O que me preocupa de verdade é que a maioria dos fãs desse garoto e do ator são mulheres jovens.  E fico a refletir o porquê elas defendem o garoto que assediou uma jornalista, e um ator que tem registros de ter agredido todas suas ex-companheiras e mais, o porquê se for uma pessoa famosa não tem problema em assediar ou agredir uma mulher?

Isto tem explicação: a mídia há anos nos passa uma mensagem que pessoas famosas são boas e exemplos para todas as outras pessoas, ou seja, temos que nos inspirar nessas pessoas, pois o marketing é feito em peso para que muita gente acredite nisso, mas vamos por os pingos nos i e rever as atitudes de seus ídolos, uma celebridade é um ser humano qualquer, normal, cheios de problemas, é um ser que saiu do anonimato devido às habilidades artísticas, atléticas ou por outro motivo chegaram à mídia e sua vida se tornou pública.

Muitos artistas se envolvem em polêmicas pesadas, outros em polêmicas do cotidiano, ou simplesmente tem suas vidas invadidas por agências de publicidades, jornais, revistas, TVs, etc...

Mas isso não pode reduzir as responsabilidades que essa pessoa publica tem, ainda mais os ídolos teens, onde muitos adolescentes se inspiram sim neles, ou seja, eles são formadores de opiniões, são pessoas que inspiram outras pessoas a alcançar seus sonhos, e por isso, eles não podem ficar impunes só porque são celebridades.

Vou deixar um link aqui (http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/lista-de-famosos-que-agrediram-mulheres-vai-alem-de-bill-cosby/) de alguns artistas homens que violentaram suas parceiras.

E lembrem-se eles não são deuses, eles não estão acima da lei. 


Giro Marília -Jéssica Machado dos Santos
Jéssica Machado dos Santos
Cientista Social formada pela Unesp de Marília, ativista e coordenadora no coletivo Negras Ginga - https://www.facebook.com/NegrasGinga/

Matérias anteriores deste(a) colunista >