Colunista | OUTRAS IDEIAS

O Centro Universitário Eurípides de Marília -  UNIVEM é tradicional Instituição de Ensino desta região e do Estado de São Paulo, que oferece inúmeros cursos superiores e tecnológicos. Serve a comunidade há mais de 5 décadas.

Nos últimos anos, preparou-se para uma nova e importantíssima fase, a saber, a sociedade 4.0, fruto da denominada revolução 4.0, que se volta às novas tecnologias, à inteligência artificial em todos os setores e atividades da vida. O mundo é digital.

Isto inclui a área do direito, pois, hoje, escritórios de advocacia e as Instituições integrantes do sistema de justiça (Polícia Civil, Defensorias Públicas, Procuradorias, Ministério Público e Judiciário), em todos os níveis, não podem abrir mão das novas tecnologias. Pelo contrário, há pesados investimentos nesta área.

Assim, o profissional de hoje, no campo do direito, tem de estar conectado com esse mundo novo. E o Curso de Direito do UNIVEM é o NOVO.

Mas, se é certo que no mundo 4.0 as novas tecnologias são indispensáveis, também o são as habilidades pessoais relativas à comunicação do profissional, em qualquer área, muito mais no campo jurídico.

O profissional do direito, obrigatoriamente, precisa se comunicar bem, tanto na forma escrita como na oral. Isto ocorre porque o direito é um saber argumentativo. Argumentar bem é a essência do sucesso do profissional do direito. Em qualquer atuação, seja judicial ou extrajudicial, a comunicação é altamente importante.

Por isto, o Curso de Direito do UNIVEM, já no primeiro ano, oferece ao discente a possibilidade de adquirir capacitações para a comunicação escrita e oral específica.

Parte dessa capacitação é conquistada por meio do Curso de Oratória, organizado e ministrado pelo autor deste texto. Trata-se de atividade extracurricular, que é ofertada gratuitamente aos alunos e alunas, em programa desenvolvido durante aproximadamente 3 meses, no qual há ensino teórico e, depois, o treinamento prático da fala em público.

E, na sequência, os discentes do primeiro ano são inseridos em outro programa extracurricular, de Júri Simulado, que se realiza na própria instituição e é levado às escolas da cidade e região, especialmente aos alunos do ensino médio.

Este é mais um diferencial do Curso de Direito do UNIVEM que, além disso, conta com experiente corpo docente, todo ele titulado (mestres e doutores), tudo para que os alunos e alunas tenham o melhor preparo e capacitação possível.

Em suma, O NOVOESTÁ NO UNIVEM, também na área do Direito.

Prof. Dr. Roberto da Freiria Estevão


Giro Marília -OUTRAS IDEIAS
OUTRAS IDEIAS
Espaço para artigos, opiniões, ideias e debates. Colaborações podem ser enviadas para [email protected]

Matérias anteriores deste(a) colunista >