Colunista | Rogério Martinez

A jornalista Mônica Bérgamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo, divulgou nesta terça-feira informação de que a secretaria de Segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) já foi alertada sobre ameaças contra familiares dos ministroe e do presidente da corte, José Antonio Dias Toffoli, em caso que atinge familiares em Marília.

Não foram divulgados detalhes das ameaças e a família de Toffoli não fala sobre os casos. O bancário aposentado José Luiz Dias Toffoli, 65, irmão do ministro, divulgou em redes sociais uma mensagem sobre o caso em que aponta “ódio cego”.

As ameaças e agressões revelam o mais baixo nível da discussão política que a cidade pode atingir. O ministro Dias Toffoli, que é Cidadão Benemérito  e o primeiro mariliense a ocupar um cargo com a importância do STF, é alvo constante de ataques e até de propostas de agressões em redes sociais.

Levar esse modelo de conduta destorcida aos familiares envolve as questões criminais – ameaça, difamação, calúnia e outras – e o pior do que a cidade pode produzir em relações comunitárias.

Discordar da atuação do ministro, defender processo de impeachment e até fazer uma representação formal para isso são direitos e liberdades de todos.

Transformar essa aversão em ameaças e agressões a ele e seus familiares é uma estupidez sem medida, agravada pela representação que tem o cargo que ele ocupa, pelo total afastamento da família em relação a sua conduta neste cargo e pelo respeito a seres humanos, uma exigência legal e moral..
 
Veja abaixo a mensagem divulgada por José Luiz Dias Toffoli

Sou consciente de que o ser humano tem em alguns semelhantes, a maldade, a inveja, avaidade, a ganância... o ódio cego!

Não desejo ser rancoroso e maldoso com aqueles que sei que pensam mal de meus familiares e de alguns amigos que comigo comungam ideais libertários,  solidários e lutam pela justiça social.

Sou só o resultado de uma formação  firme e amorosa que recebi de meus pais. Fomos - os nove irmãos - criados a sermos cidadãos consequentes na vida comunitária e se doer pelos lascados!


Giro Marília -Rogério Martinez
Rogério Martinez
Jornalista, editor do Giro Marília

Matérias anteriores deste(a) colunista >