Colunista | Viviane Gonçalves

Semana do dia dos namorados, todo mundo sabe que é um dia que o comércio lucra e esse bláblábá que ouvimos em todos os dias das mães, pais, natal e etc.

Sem dúvida o comércio lucra, e muito, com essas datas, sabemos também que favorece esse famoso “capetalismo” que ouvimos tanto.

Mas essas datas também trazem à tona a importância de pessoas que são muito preciosas para nós e que nem sempre são lembradas na correria do dia-a-dia.

Em especial, dia dos namorados, é dele que falaremos aqui, tanta gente com dor de cotovelo e inveja daqueles que encontraram um parzinho para chamar de seu.

Nas redes sociais o que lemos de ameaças de prints, áudios e outras coisas que as pessoas ameaçam mostrar só para estragar um relacionamento.

E o questionamento é o seguinte: qual o sentido?

Se alguém comprometido te deu uma cantada, te chamou para sair, não respeita o parceiro (a), o que você tem a ver com isso?

Se ele ou ela tem sido desleal por que é que você tem que meter o bedelho e ser aquela pessoa que estraga a felicidade de alguém?

Confesso que inúmeras vezes, em meio à cantadas desagradáveis, ameacei um fulano ou outro de enviar o conteúdo da conversa para a parceira do mesmo.

Nesse caso porque queria me livrar da conversa do traste, nunca com o objetivo de ver a outra pessoa infeliz porque teve o azar de se relacionar com um mau caráter.

Além de tudo isso, corre-se o risco de você ser culpabilizado por algo que nem fez a outra pessoa considerar que foi você quem arrastou asa para o amor dela.

Façamos um trato, a felicidade do outro não cabe a você, se ele ou ela está sendo enganada, a única coisa que você pode fazer é dizer um sonoro não diante das investidas.

Pegamos nossas frustrações, desilusões amorosas, lançamos sobre os outros e culpamos o amor por ser tão injusto conosco.

Vemos uma situação como essa e pensamos: é por isso que prefiro ficar só, antes só que levando chifre, antes só que ser enganada, antes só...  uma lista enorme.

E tem razão, antes só que tudo isso que foi citado, mas não culpabilize o amor pela ausência de caráter das pessoas com as quais você se relacionou.

Amor é tudo aquilo de bacana que você já ouviu, não é ser enganado, traído, humilhado, desprezado.

O amor é zeloso, cuidadoso, preocupado e só quer o bem do outro.

Mas, torno a repetir, não é você que vai ensinar ninguém a amar outra pessoa, a respeitar, a ter zelo com o compromisso que ela fez.

Ou ela aprende isso com os tropeços da vida ou quando amar alguém.

A pessoa que vos fala não é um ótimo exemplo de relações bem resolvidas e, por essa razão, optou por ficar sozinha, porque é necessário ser muito bem resolvida para preferir a própria companhia a um amor mais ou menos.

Aliás, se for mais ou menos, desconfie. Se a criatura te respeita mais ou menos, se preocupa na mesma medida, não se importa com seus sentimentos e dores, não respeita o que você fala, às vezes nem te ouve, irei comunicar algo, nem precisei de print para isso, pula fora, você está namorando sozinha.

Chega de arrumar desculpas para ficar em um relacionamento ruim só por medo de ficar só, só para ter alguém para presentear no dia 12 de junho.

Você merece um amor inteiro, com compromisso e zelo por você e pela relação que vocês criaram.

Fuja desse amor morno, confuso, que ora te traz toda alegria e depois te joga um balde de água gelada.

Porque como diz a sabedoria popular, para quem namora, todo dia é dia dos namorados, o dia 12 é só para dar aquela aquecida romântica no meio do mês frio de junho.

Ouvi há muito tempo atrás uma frase que me impactou bastante quando estava sofrendo por alguém que ainda não sabia dar amor, e que sempre lembro quando começo entrar nesses amores destruidores de esperança, uma amiga ouviu de uma senhora a seguinte frase: namoro é pra ser bom, tem que ser bom, se não for bom, não é namoro.

Então, amigos e amigas, se você está vivendo algo que te traz mais dor e tristeza que alegria, pule fora.

Porque se a gente aprende onde localizar o amor, não corremos o risco de sair das relações cheias de frustrações querendo estragar o relacionamento do outro e nem culpando o amor pelos nossos não terem dado certo.

Às vezes o amor está ali na esquina, no dentista, na faculdade, no ponto de ônibus, mas você ficou olhando tanto os outros casalzinhos que não se deu conta de que ele estava perto.

Às vezes, o amor está aí dentro de você, é você mesma e essa relação ninguém mais pode estragar.

Feliz dia dos namorados para aqueles que formaram pares e que estão com os olhos brilhando e para aqueles que, como eu, estão enamorando-se de si mesmos.

Ps: meu aniversário é quarta que vem, não ganhei presente dos dias dos namorados, aceito de aniversário.


Giro Marília -Viviane Gonçalves
Viviane Gonçalves
Cientista social formada pela Unesp-Marília, uma curiosa nos estudos que se referem às mulheres, adora literatura, filmes e poesias - que aprendeu a gostar com a mulher que via bordados no chão. Acredita que Adélia Prado tinha razão, mulher é mesmo desdobrável.

Matérias anteriores deste(a) colunista >