Colunista | Viviane Gonçalves

"Na depressão, você não pensa que pôs um véu cinzento e está vendo o mundo através da névoa de um estado de espírito ruim. Você pensa que o véu foi retirado, o véu da felicidade, e que agora está realmente enxergando. Você tenta se agarrar à verdade e destrinchá-la, e acredita que a verdade é a única coisa fixa, mas ela é viva e corre de cá para lá. Você pode exorcizar os demônios dos esquizofrênicos que percebem que há algo estranho dentro deles. Mas é muito mais difícil com gente deprimida, porque nós acreditamos estar vendo a verdade. Mas a verdade mente. Olho para mim mesma e penso 'Sou divorciada!', e isso parece terrível. Embora eu pudesse pensar 'Sou divorciada!' e me sentir ótima e livre. Apenas um comentário foi realmente útil durante este pesadelo. Uma amiga disse: 'Não vai ser sempre assim. Veja se consegue lembrar disso. É assim neste momento, mas não vai ser sempre assim.' A outra frase que disse e que também ajudou foi: 'Isso é a depressão falando. Ela está falando através de você.''
Trecho 2 – página 123
O Demônio do Meio-dia – Uma Anatomia da Depressão, de Andrew Solomon

Já dizia Manoel de Barros que os vazios são maiores que o infinito, alguém ousa dizer o contrário?

Não porque o sábio poeta não possa ser questionado, mas porque quem sofre de uma doença como a depressão sabe como ela é preenchida de vazios, ecos, silêncios tumultuosos, gritos abafados e sufocamentos.

Lá vamos nós de novo para repetição de clichês e frases prontas, depressão é uma doença, e dessas graves, que matam.

A OMS ( Organização Mundial da Saúde) considera que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

No mundo, 322 milhões de pessoas sofrem com depressão, nosso país tropical e abençoado por Deus, da famosa canção, é o país mais estressado e ansioso da América Latina, 5,8% dos brasileiros sofrem com a doença o que corresponde a 11,5 milhões de pessoas.

Você ainda tem coragem de dizer que depressão é frescura ou falta de Deus?

As pessoas que são acometidas pela doença usam várias parábolas para tentar explicar o que sentem, já que nenhuma de fato corresponde ao bicho roedor de almas que paulatinamente e sem piedade tira o gosto completo pela vida.

O livro O ensaio sobre a cegueira (1995) do escritor português José Saramago descreve uma cegueira branca que sem razão ou motivo aparente vai adoecendo determinados indivíduos.

A depressão se assemelha a essa cegueira só que, muitas vezes, o que se percebe é um cinza constante, ausência de cores na vida, nas pessoas e em tudo que as cerca.

Outras pessoas descrevem como o descortinamento dos olhos, como se estivessem cegas e com a ausência da cortina pudessem ver claramente o mundo tal qual se afigura.

E como é insuportável ver o mundo com clareza.

Fato é que ninguém que vive ou vivenciou um quadro depressivo sai do mesmo jeito que entrou, o sofrimento é tão intenso e avassalador que não há como voltar do poço sem os cabelos molhados e com algum resto de lama sobre o corpo.

Sei que a maioria das pessoas, por mais que se esforcem, não conseguem entender a mente e um coração depressivo, nem os doentes entendem.

Mas saiba antes de qualquer julgamento,  depressão é uma doença, esse é o primeiro ponto.

Doenças diagnosticadas por profissionais não são desacreditadas, portanto, fique quieto ao falar da doença ou de alguém doente se não conhece nada sobre.

Requer cuidados e acompanhamento psiquiátrico e psicológico, e não, psiquiatra não é médico de louco, se tiver dúvidas, procure no dicionário ou converse com alguém que estuda medicina para te tirar dessa ignorância preconceituosa.

Não é ausência de Deus, não é coisa de desocupado, não é falta de um chão para carpir, de um tanque cheio de roupas ou essas baboseiras que todos ouvimos.

Quanto ao mais, evite tudo que foi escrito acima e seja uma companhia para esta pessoa, ligue, envie mensagem, busque ela em casa para tomar um sorvete, ou simplesmente vá até sua casa para bater um papo, assistir tv ou simplesmente está do lado oferecendo seu ombro que, para quem sofre pode ser a alegria ou o motivo de mais um dia.

A pessoa deprimida se culpa e se julga o tempo todo por estar doente e se questiona o porquê de não conseguir viver como todos, assim como o porquê de não conseguir executar tarefas que são muito fáceis para as demais pessoas, mas para ela demanda um esforço dantesco.

Se você recebeu a magistratura e deseja começar qualquer tipo de julgamento, pode ter certeza que sua ausência será melhor que sua presença na vida de uma pessoa deprimida.

Quanto às demais recomendações, isso funciona para qualquer pessoa doente que você conhece, seja empático, doenças são como a morte, nos iguala.

Ofereça apoio, pessoas deprimidas precisam de ajuda, mesmo que seja apenas um bate papo  falando sobre a novela ou sobre o futebol da quarta.

Leia e se informe sobre a doença antes de vociferar impropérios sobre algo que você desconhece.

E o principal, não cabe a você julgar ou medir a dor do outro, cada pessoa vive, sente e pensa diferente.

Por último e não menos importante, se não consegue fazer nada do que foi orientado, vai cuidar da sua vida, pois como diz o ditado, muito ajuda quem não atrapalha.

Seja um bote e não uma âncora!


Giro Marília -Viviane Gonçalves
Viviane Gonçalves
Cientista social formada pela Unesp-Marília, uma curiosa nos estudos que se referem às mulheres, adora literatura, filmes e poesias - que aprendeu a gostar com a mulher que via bordados no chão. Acredita que Adélia Prado tinha razão, mulher é mesmo desdobrável.

Matérias anteriores deste(a) colunista >