História de desfiles, feira de ciências, esporte, festas populares e outras manifestações da cultura produzida em Marília desde seu surgoimento vão passar pelo palco do teatro municipal nesta sexta, dia 27, na 33ª Noite dos Pioneiros na cidade.

O evento é uma promoção da Câmara de Marília e da Comissão de Registros Históricos da cidade para resgatar memória e valorizar iniciativas que fizeram o desenvolvimento da cidade.

“É uma noite importante para a cidade porque resgata as festas e as tradições”, explicou o integrante da Comissão dos Registros Históricos da Câmara e Cidade de Marília, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo. O tema deste ano será ‘Marília, feitos e festas’, inspirado em livro homônimo da escritora Rosalina Tanuri, ex-secretária municipal da Cultura e integrante da Comissão dos Registros Históricos de Marília.

Atualmente os Registros Históricos têm na presidência o vereador Evandro Galete (Podemos). “Nesta noite iremos trazer à baila as festas que aconteciam”, contextualizou a integrante da comissão, Cristina Paoliello. A obra ‘Marília, feitos e festas’  reúne diversas crônicas publicadas pela imprensa mariliense ao longo de décadas de atividade intelectual.

“Iremos representar fragmentos de nossa cidade a partir do olhar da nossa queridíssima historiadora Rosalina Tanuri”, observou Sirley Guarezzi, membro da Comissão dos Registros Históricos.

O livro de Tanuri relata os movimentos culturais, atividades de entretenimento e até as manifestações folclóricas realizadas em Marília e pelas pessoas da cidade a partir da década de 1940.

A 33ª Noite dos Pioneiros tem entrada franca e será promovida a partir das 20h no Teatro Municipal, no centro da cidade. O evento integra a programação dos 89 anos de Marília.