A Comissão dos Registros Históricos da Câmara de Marília começou a discutir nesta quinta-feira a programação da 31ª Noite dos Pioneiros, que promove ações culturais para celebrar a memória de pessoas e eventos que fizeram a história da cidade.

O encontro envolveu integrantes da comissão, músicos e representantes de escolas musicais e conservatórios.

A Noite terá duas horas de espetáculo, onde história, música, dança e o teatro estarão entrelaçados. O presidente da Comissão, o vereador José Expedito Capacete (PDT), explicou que o intuito é resgatar as escolas de música, os conservatórios, músicos e composições que serviram de trilha para o desenvolvimento da história da cidade.

Um fato histórico destacado no encontro trata do hino oficial de Marília. A composição tem música do maestro Jorge Galati e letra de Zelinda Tognoli Galati Moneta, sua neta.

O maestro Jorge Galati é o autor de 'Saudades de Matão', clássico da música caipira composto em parceria com o cantor Raul Torres [poeta caipira e integrante da dupla Raul Torres & Florêncio], gravado e imortalizado por grandes nomes da música popular brasileira, como Tonico & Tinoco.

A Noite dos Pioneiros será apresentada dia 29 de abril, no teatro do Colégio Sagrado Coração. A entrada é franca.