O Sebrae-SP divulgou nesta terça-feira (11) uma lista de medidas e condutas para ajudar lojistas a incrementarem as vendas no Natal. A data, considerada pelo comércio varejista nacional como a mais importante do calendário, é responsável por cerca de 15% do movimento médio anual do varejo, segundo a Associação Comercial de São Paulo.

As orientações vão desde a exposição de produtos até informações sobre preços, gestão e decoração. “A vitrine, independente do formato do negócio (rua, shopping ou e-commerce), precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para entrar ou navegar, no caso da home page do site”, diz a nota divulgada pelo Sebrae.

S
egundo o documento, a palavra chave para aproveitar o período é planejamento. Resgate o histórico de vendas e relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram os produtos mais procurados; o que encalhou; quais foram os horários de pico; como foi o preparo da loja; atendimento; quantos funcionários temporários contratou e se teve problema com troca de mercadorias.

Confira as dicas do Sebrae

1 – Clareza
Não esconda nem manipule o preço do produto e do frete para iludir os consumidores. Destaque todos os valores que fazem parte da compra;

2 – Acessibilidade
Deixe o produto com fácil acesso, principalmente em lojas de autosserviço;

3 – Dê atenção
Seja exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e identifique suas necessidades;

4 – Sinalização
Mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido;

5 – Soluções
Para o cliente não existe uma só saída; procure dar o máximo de opções;

6 – Criatividade
Monte kits por faixa etária e sexo, combinando vários produtos;

7 – Acompanhe seu estoque
Controle permite ajustes de curto prazo para aumentar as vendas;

8 – Recebimento de produtos
Faça um cronograma para não receber tudo em um só lote.

Loja de Rua
• Invista no visual. Decore o estabelecimento com enfeites natalinos;
• Deixe os produtos expostos nos locais com maior trafico de clientes;
• Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro;
• Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser controlado.

Loja de Shopping

• A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a poucos passos encontra o concorrente;
• Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros estados e misture com as peças que já costuma ter;
• Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as novas;
• Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral têm 60m2, então é preciso saber usar o pouco espaço que têm;
• Aposte na venda cruzada. Ofereça mix de produtos. Por exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho.  O freguês é induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu modelo de negócio.

E-commerce

• A home page também precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data é fundamental;
• A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente tocar o produto;
• Transmita confiança.  Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já comprou;
• Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir.

Para os três modelos

• Bom atendimento 
No caso da loja de rua e shopping não escolha o cliente pela aparência. Todos, independente do tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um atendimento impecável.  No caso do site é preciso ter um espaço para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone

• Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento. Agilidade e paciência serão fundamentais.