O locutor de rodeios Asa Branca, um dos nomes mais famosos dos eventos na década de 90, é alvo de uma vaquinha on line para ajudar a financiar tratamento nos Estados Unidos após uma longa luta contra câncer de boca.

Natural da cidade paulista de Turiúba, Waldemar Ruy dos Santos, o Asa Branca, fez fama e ganhou muito dinheiro com as festas de peão. Mas também viveu uma história de repetidos problemas de saúde.

“Está fazendo tratamento nos Estados Unidos, as despesas aqui são altas e o tratamento e longo pois ele não pode fazer cirurgia por ter baixa imunidade”, diz a pagina da vaquinha.

A campanha visa arrecadar inicialmente R$ 50 mil mas em duas semanas arrecadou pouco mais de R$ 2.500. Acessa a página da campanha

O locutor fez sucesso na TV, onde apresentou o Som Brasil e o especial Amigos, na Rede Globo, e teve participações em novelas como Mulheres de Areia e Rei do Gado.

Marcou presença em diversos programas de TV e rádio, como Domingo Legal (SBT), Domingão do Faustão (Globo), Hebe (SBT), Domingo Show (Record), Silvia Poppovic (Band), dentre outros.

Em 1999 foi diagnosticado com HIV, resultado de uma vida desregrada em festas e consumo de drogas, que mudou drasticamente após a doença.

Em 2013, ficou hospitalizado por 83 dias devido a uma neurocriptococose, popularmente chamada "doença do pombo", que atinge o sistema nervoso. Chegou a ser submetido a seis cirurgias no cérebro, mas venceu a doença e retornou aos rodeios em 2014.

Por causa da neurocriptococose, Asa Branca adquiriu a meningite bacteriana e hidrocefalia. Para controlar as doenças, necessita tomar remédios todos os dias e ir frequentemente ao médico para realização de exames.

Recentemente enfrentou um câncer na boca, passando por várias sessões de radioterapia e permanece em recuperação. Os resultados apontam que o câncer foi vencido.