source
Faringite
Thinkstock/Getty Images
Mudança na voz pode estar relacionada a inflamação nos músculos das cordas vocais

A infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode causar mudanças sutis na voz, segundo um novo estudo publicado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). De acordo com os pesquisadores, o vírus pode causar mudanças no movimento dos músculos das cordas vocais, indicando uma possível inflamação.

Os pesquisadores analisaram dados de áudio de pacientes assintomáticos do novo coronavírus em um computador do laboratório do MIT, uma vez que as mudanças na voz são sutis o suficiente para não serem percebidas pelo ouvido humano.

Para o teste, os profissionais do MIT convidaram cinco pessoas que tivessem vídeos publicados no YouTube, Instagram ou Twitter e testaram positivo para Covid-19. Foram comparados os dados de antes e depois da exposição à doença.

Por meio de um algoritmo que analisa sinais vocais, o computador detectou disrupções nos movimentos da laringe e nos músculos do sistema respiratório. Segundo o MIT, o fenômeno pode estar relacionado a uma possível alteração na garganta.

O MIT pretende levar a pesquisa à frente com o lançamento de um novo aplicativo. A ideia é que celulares permitam que as pessoas façam testes vocais para descobrir se estão com o novo coronavírus. Médicos podem até mesmo utilizar os dados para atendimento remoto.

Fonte: IG SAÚDE