source
Fiocruz receberá novos lotes de IFA e garante entrega de doses até junho
Reprodução/Wikimédia Communs
Fiocruz receberá novos lotes de IFA e garante entrega de doses até junho

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, o Bio-Manguinhos, anunciou nesta quinta-feira que vai receber uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no dia 22 de maio. Uma segunda carga da substância, essencial para a produção de vacinas, deve chegar no dia 29 de maio. Questionada, a fundação não soube informar a quantidade de IFA que irá receber.

Com a quantidade de IFA disponível atualmente na Fiocruz, a instituição consegue sustentar a produção do imunizante Oxford/AstraZeneca até cerca de 20 de maio, o que garante entregas de vacinas até a primeira semana de junho. As novas remessas permitem que os laboratórios de Bio-Manguinhos sustentem a entrega de novas doses até a terceira semana de junho.

Você viu?

Entretanto, a produção de vacinas pela Fiocruz será interrompida por alguns dias na semana que vem, até a chegada de novo lote do IFA, no dia 22. A fundação reforça que, a princípio, não haverá impacto na entrega de vacinas, realizada semanalmente, às sextas-feiras, conforme acordo firmado com o Ministério da Saúde. Caso haja interferência, o órgão se compromete a avaliar e comunicar mais adiante.

Nesta sexta-feira, a Fiocruz envasa mais 4,1 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, a serem entregues ao Ministério da Saúde para distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde o começo da produção, a fundação já contribuiu com 34,3 milhões de vacinas, equivalente a mais de 40% do total de imunizantes para a Covid-19 disponíveis no Brasil até o momento. Atualmente, a Fiocruz processa cerca de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 por dia.

Fonte: IG SAÚDE