A Campanha Janeiro Branco, uma iniciativa para discussão e avanços em informação sobre saúde mental, terá um grande evento público em Marília neste sábado com muitas atividades para a comunidade.

A campanha busca sensibilizar pessoas a se olharem, entrarem em contato com seu mundo interno e a construírem caminhos de cuidado e atenção a este tão importante aspecto da nossa saúde.

O encontro será promovido na Praça da Emdurb das 8h às 17h. Oferece  palestras relâmpago, roda de conversa, escuta ativa realizada por psicólogos, oficinas, atividade física de relaxamento e alongamento (veja abaixo a programação e horários).

Criada em 2014 em Uberlândia, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha envolve em todo o país psicólogos, profissionais da saúde, mídia, estudantes e moradores em geral em um esforço espontâneo, horizontal, solidário e coletivo em prol da conscientização das pessoas à respeito dos cuidados que todos devem ter com a Saúde Mental.

Abrahão lançou a campanha com uma proposta de valorização e atenção à saúde mental, inspirado pela análise de comportamentos no final de 2013, época do ano em que a passagem do ano incentiva pensamentos sobre fechamento do ciclo que se encerra e planejar o novo recomeço. Entendeu que janeiro, o mês do recomeço, era o momento ideal.

A cor branca foi escolhida por simbolizar a “tela em branco”, o reinício, a oportunidade de desenharmos outros caminhos e possibilidades para nosso cuidado mental com criatividade.

O encontro é uma iniciativa do grupo Psicologia Sem Fronteiras, criado em agosto de 2019 em Marília. Além de favorecer o estreitamento de laços entre a classe profissional, o grupo pretende refletir como a Psicologia pode auxiliar nas demandas da sua realidade, no caso, da sua cidade.

Lançou o projeto “De Janeiro a Janeiro” com projeção de diversas ações para o ano de 2020. O encontro deste sábado abre a agenda de atividades.

Os profissionais também disponibilizam palestras gratuitas em empresas e escolas durante todo o ano. Os contatos podem ser feitos pelo Facebook (clique aqui) .

Veja abaixo a programação do evento