A Famema (Faculdade de Medicina de Marília), o HCFAMEMA e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília promovem neste domingo, , dia 1º de dezembro, a partir das 8h, a 2ª Corrida Inclusiva e a 4ª Caminhada Inclusiva, com concentração na Avenida das Esmeraldas, próximo ao Colégio Criativo.

O evento, que tem a organização da MLF Assessoria Esportiva, é alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, encerra a programação do Novembro Azul da Famema e possibilita a inclusão da população nas atividades sociais e comunitárias através da iniciativa do NUAC – Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema e HCFAMEMA, que este ano ampliou para outras entidades que trabalham com a causa das mulheres, dos negros e das crianças.

As novidades para este ano são a Pedalada Inclusiva e a Corrida Kids Inclusiva. A Corrida Inclusiva terá percursos de 5km e 10km, a Caminhada Inclusiva de 3km e a Pedalada Inclusiva percurso de 10km.

Pacientes com lesão medular, amputação e má formação dos membros superiores ou inferiores, dor crônica e incapacitante, lesão encefálica, AVE – acidente vascular encefálico, traumatismo craniano, paralisia cerebral e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor são atendidos no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, que realiza em média 3 mil procedimentos por mês, com horários agendados através de equipe multidisciplinar composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos em reabilitação física.

Desde 2016, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro promove a Caminhada Inclusiva com a finalidade de divulgar a importância da realização de atividade física no dia a dia da pessoa com deficiência e da inclusão social. A iniciativa das atividades surgiu após a equipe multidisciplinar demonstrar preocupação com a qualidade de vida e a continuidade da atividade física dos pacientes que recebem alta na unidade.

 evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal da Saúde, do Fundo Social de Solidariedade e da Emdurb.