Farmácias do Brasil devem receber a partir da próxima semana o medicamento Entresto® (sacubitril/valsartana), indicado para controle da insuficiência cardíaca e um dos produtos mais esperados por pacientes e profissionais. Mas o acesso pode ser limitado.

Liberado para venda no Brasil em maio deste ano, foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa há dois anos, e uma caixa com 28 comprimidos deve ser vendida a R$ 147. A insuficiência cardíaca é situação em que o coração não é capaz de bombear o sangue de forma correta para o corpo.

Essa condição é resultado de uma deficiência no enchimento do ventrículo. Mesmo com as terapias atualmente recomendadas pelas diretrizes clínicas nacionais e internacionais para o tratamento, as taxas de mortalidade e de morbidade permanecem altas, com hospitalização frequente e baixa qualidade de vida.

Um estudo publicado em 2015 na revista Arquivo Brasileiros de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostrou que cerca de 50 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por causa de complicações cardíacas.

A indicação aprovada é para o tratamento de insuficiência cardíaca crônica sintomática em pacientes adultos com fração de ejeção reduzida do tipo (NYHA classe II-IV), ou seja, pacientes cujos sintomas são desencadeados por atividades cotidianas, mas que ocorrem também quando estão em repouso.

O produto será comercializado pelo fabricante na forma de comprimidos, nas concentrações de 24mg/26mg, 49mg/51 e 97mg/103mg, em que o primeiro número é a concentração de sacubitril e o segundo representa a concentração de valsartana.

O novo medicamento é fabricado pela empresa Novartis Pharma Stein AG, localizada na Suíça, e a dona do registro no Brasil é a empresa Novartis Biociencias S.A., localizada em São Paulo-SP.