O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) promoveu oficina de debate sobre a utilização dos suplementos alimentares como aliados na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A proposta é atualizar o acadêmico, já que recentemente houve um crescimento no consumo após a alteração da regulamentação de vendas e prescrições.

Este debate integra a disciplina que discute a nutrição hospitalar. A docente Tânia Muller, organizadora do evento, explicou que o objetivo foi preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. “Os alunos realizam estágios supervisionados em diferentes setores hospitalares como, por exemplo, prestando atendimento às crianças com distúrbios neurológicos. Muitas delas só se alimentam de fórmulas, por isso a necessidade de apresentar suas especificações, benefícios e contra-indicações. Nossa intenção é capacitar o futuro nutricionista”, conta.

A docente Cláudia Rucco, também responsável pelo seminário, ressaltou que o encontro também ofereceu ao acadêmico informações para que ele possa ter novos pontos de vista sobre a suplementação hospitalar. “O conhecimento é sempre um aliado para o crescimento profissional. Além de ensinar, queremos proporcionar aos alunos informações que o façam quebrar conceitos pré-estabelecidos e obter um novo olhar sobre estes medicamentos”, diz.

A palestra foi realizada para os alunos do quarto ano de Nutrição, que estão no período de estágios supervisionados em setores do Hospital Beneficente Unimar. Um deles foi o Giovanni Augusto, que atua diretamente com pacientes com patologias que inibem a absorção de nutrientes.

“Eu atuo na área e não conhecia várias destas dietas como, por exemplo, a cetogênica ou as fórmulas industrializadas que proporcionam a mesma necessidade nutricional aos pacientes. Aprendemos que há como utilizar a suplementação para o tratamento adequado das patologias. Posso dizer que hoje me sinto um profissional mais capacitado para realizar o atendimento”, enfatiza.

Para a acadêmica Luana Oliveira as palestras foram essenciais para sua carreira. “Eu não atuo diretamente com pacientes que tenham patologias e eu não tinha o conhecimento da grande maioria das dietas utilizadas para contribuir com os tratamentos. Então, a aula de hoje foi uma grande oportunidade de me preparar para o mercado do trabalho”, ressalta.