O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) comemorou 15 anos de serviços prestados à população em Marília com celebração marcada pela emoção dos servidores.

Atualmente a frota tem oito ambulâncias, sendo cinco novas (recebidas em 2018 e 2019). São quatro viaturas de suporte básico, tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; uma USA (Unidade de Suporte Avançado), tripulada por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, além de duas motolâncias, conduzidas por técnico de enfermagem.

A equipe do Samu Marilia é coordenada pelo médico André Luis Carácio (supervisor médico da atenção a urgências) e pela enfermeira Cristina Ramos da Silva (supervisora de enfermagem da atenção a Urgências).

André Carácio agradeceu aos profissionais da equipe, lembrou o histórico marcado por dedicação e bons serviços à população. “Com o tempo, nos aperfeiçoamos, crescemos, formamos um time e somos cada vez mais fortes”, destacou o médico.

Cristina Ramos destacou a formação de vínculo. “Somos como uma família, por isso que em alguns momentos temos que ser firmes, porque queremos o melhor. Sabemos que podemos melhorar a cada dia. Como um time, dependemos uns dos outros”, disse, emocionada, a supervisora de enfermagem.

O enfermeiro Jonas Barbosa, do HC, agradeceu o profissionalismo do Samu e reforçou a parceira com as equipes do Pronto Socorro. “O nosso pessoal dá sequência ao trabalho que vocês começam dentro da ambulância, por isso é tão importante que trabalhemos juntos”, afirmou o coordenador.

A presidente da Gota de Leite, Virgínia Balloni, lembrou as parceiras com a saúde municipal, na urgência, por meio do PA (Pronto Atendimento) da zona sul e Samu. “Com 34 anos que estou na área da saúde, tive a alegria de participar da inauguração (do Samu) há 15 anos.



Para a tenente Lurela Damião, os serviços são complementares. “Para simplificar a explicação das nossas atividades, às vezes dizem que os Bombeiros (193) e o Samu dividem o serviço na cidade, mas a verdade é que somamos. Nós unimos esforços para salvar vidas”, declarou a oficial do grupamento.


Representando os demais colegas os supervisores do Samu destacaram, para homenagens, os dois condutores de “motolâncias”, os técnicos de enfermagem Reginaldo Guerra Júnior e Alexandre Guerreiro.

Eles são, na maioria dos casos, os primeiros a chegar em locais de ocorrências, pela facilidade do transporte que utilizam. Como ônus, a responsabilidade das primeiras intervenções, muitas vezes em situações complexas.

Também foram homenageados (pela equipe) os supervisores André Carácio e Cristina Ramos da Silva. Também recebeu reconhecimento dos colegas a veterana Vera Lúcia dos Santos, que foi aposentada esse ano e trabalhava no Samu Marília desde a fundação. Pelo menos 80% do efetivo de servidores do serviço trabalha na unidade desde a inauguração, em 2003.