Os médicos Ana Takae Jojima Sugao, cirurgiã oncológica da Santa Casa de Marília, e Luciano Coelho Duarte realizaram em Marília um procedimento cirúrgico inédito com citorredução de tumor peritonial e posterior quimioterapia hipertérmica.

“Paciente de 42 anos havia sido operada há dois meses para a retirada de um tumor mucinoso do apêndice, uma doença rara. Como havia sinal da persistência da doença, indiquei que fosse realizada nova laparotomia para a retirada de tumor residual e também aplicamos droga na cavidade peritonial por 40 minutos, a uma temperatura de 42 graus”, explicou Ana Takae.

Com o sucesso do procedimento cirúrgico, a paciente foi para a recuperação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“Fico muito satisfeita que uma cirurgia desta complexidade possa acontecer na Santa Casa de Marília. Agradeço o empenho de todos os profissionais da Anestesiologia, da Oncologia Clínica, na pessoa da médica Luciana Cavallari, da Farmácia e da UTI”.     

Segundo a cirurgiã, a quimioterapia venosa não teria o resultado esperado no caso do peritônio.

“Esta região é conhecida na medicina como um santuário, onde a quimioterapia não consegue penetrar. Ou seja, através de aplicação do medicamento na veia não seria possível ter um resultado eficaz”.

A médica fez aprimoramento em “Doenças Peritoniais: Citorredução e Quimioterapia Intraperitonial Hipertérmica”, em 2015, no Kishiwada Tokushukai Hospital, em Osaka e no Kusatsu General Hospital, em Shiga, ambos no Japão.