Palestra com a psicóloga Ana Gláucia Lima sobre “Prevenção ao Suicídio” envolveu colaboradores na abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Santa Casa de Misericórdia de Marília, na manhã deste dia 10 de junho, no salão de reuniões do hospital.

Fatores de risco foram pontuados pela profissional como psicopatologias, tristeza intensa, sentimento de inutilidade ou de não aceitação, perdas com dificuldades de se vencer o luto, frustrações, busca de um alívio imediato, baixa autoestima, reducionismo, abuso e bullying.

Ana Gláucia Lima também citou algumas alterações comportamentais que podem evidenciar o risco de suicídio, como o fato da pessoa estar desanimada em demasia, cabisbaixa, ter queda no rendimento profissional, escolar/laboral, alteração no sono, interesse sobre a morte, doação de pertences de valor, fala clara ou velada de querer morrer, alto grau de ansiedade e agitação. “Não podemos ignorar estes comportamentos diferentes. Temos que ajudar ou pedir o apoio de alguém”.
 
A psicóloga exibiu ainda alguns vídeos de autoajuda e destacou a presença do CVV (Centro de Valorização da Vida) para situações de riscos emocionais que possam culminar com o suicídio. O telefone é o 188 e a ligação é gratuita.

De acordo com a profissional, uma boa estrutura familiar, rede social real (não virtual) e sólida, comunidades religiosas e estímulos ao autoconhecimento são fatores de proteção importantes.

“As pessoas devem buscar cada vez mais a regulação emocional, ou seja, a capacidade de lidar com situações estressantes, a aceitação ao que está fora do controle delas e comprometerem-se a melhorar e procurar sempre algo que enriqueça a vida delas. Muitas vezes os obstáculos são norteadores para outros rumos. Uma técnica que pode ajudar no momento de estresse elevado é fechar os olhos e respirar por três minutos”.

Promovida pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Marília, a Sipat prossegue com palestras, ginástica laboral e bingo. Brindes estão sendo sorteados entre os participantes das atividades da semana.
 
Aula de Zumba com professores da Academia Multi Ritmo aconteceu na manhã deste dia 10 de junho. O primeiro dia da Sipat ainda tem em sua programação os exercícios chineses conhecidos como “Lian Gong”, com a médica Ana Takae Jojima Sugao e palestras com o psicólogo Marcos Aurélio Alves Filho sobre “Depressão” e com as também psicólogas Gabriele Cheder Tedesco e Thassiane Neves com o tema “Morte como Parte da Vida”. 

No dia 11 de junho, às 8h, o agente de saúde Jurandir Gelmi Júnior ressalta “DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Às 9h, é a vez do nutricionista Daniel Meyer Coracini coordenar Oficina de Balões para ensinar os colaboradores a fazerem decorações com bexigas de modelar. Às 14h, o gerente do setor de T & D (Treinamento e Desenvolvimento) da Santa Casa, Kedman Elliaquim, vai focar o tema “Aprender é Preciso”. O psicólogo Marcos Aurélio Alves Filho volta a explanar sobre “Depressão”, às 15h, para dar a oportunidade de mais colaboradores terem acesso ao tema. 

Em 12 de junho, às 8h, o agente de saúde Jurandir Gelmi Júnior ministra palestra sobre “Prevenção de Câncer de Mama e de Próstata”. A médica do Ambulatório de tabagismo da Santa Casa Edilaine de Oliveira Miguel vai tratar sobre “Tabagismo”, às 10h. A nutricionista Tamires Pitana Martins estará comentando sobre as “Dietas da Moda” e dará dicas para os funcionários montarem marmitas saudáveis, às 14h. 

Práticas interativas com a exposição do trabalho da ACC (Associação de Combate ao Câncer) nas proximidades do refeitório estará acontecendo na manhã do dia 13 de junho. Às 14h, a enfermeira da Cihdott Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) Micaele Cardoso ministra palestra sobre “Doação de Órgãos”. Às 15h, Bingo entre os colaboradores da instituição será promovido. E no período noturno, às 20h, as psicólogas Gabriele Cheder Tedesco e Thassiane Neves voltam a destacar “Morte como Parte da Vida”.

Às 10h do dia 14 de junho, será desenvolvida atividade de Ginástica Laboral. Às 14h, encerra a Sipat 2019 a palestra com a coaching Denise Cortinove sobre “Mediação de Conflitos”.