Aconteceu de novo. Um grupo de banhistas que retirou um bebê golfinho do mar para uma sessão de selfies na praia de Mojacar, na Espanha, provocoua morte do animal, provavelmente por estresse.

O caso foi registrado na semana passada mas ganhou a mídia mundial nesta quarta depois de um grupo ambientalista divulgar imagens e informações.


A região é frequentada por muitos estrengeiros - principalmente britânicos - durante o verão (no Hemisfério Norte). O bebê teria ficado encalhado na areia. Em vez de procurar socorro qualificado - a Espanha oferece serviços de atendimento por telefone - ou tentar levar o animal a águas mais profundas, o grupo levou para a as fotos.

"Os seres humanos são o animal mais irracional que existe. Muitas pessoas são incapazes de sentir empatia por um ser vivo que está assustado, faminto com fome, sem sua mãe ", postou o grupo ambientalista Equinac.

A organização esclareceu em um post de acompanhamento: "Nós não dissemos que os banhistas eram responsáveis ​​por seus encalhes” e considerou que o animal pode ter encalhado por estar doente ou perder sua mãe “ mas fotografar e tocar faz com que esses animais entrem em um estado de estresse muito alto”.

O grupo lembrou outros casos de mortes de animais em contato com humanos: um filhote de foca morreu depois que uma mulher a levou para casa em uma bolsa de plástico, um bezerro de bisonte de foi abatido depois que turistas tentaram resgatá-lo do frio colocando-o em seu carro.