Uma greve global pelo clima começou nesta sexta-feira (20) em mais de 130 países. O objetivo é exigir ações concretas contra as mudanças climáticas. O protesto terá manifestações em Marília a partir de 17h na rua 9 de Julho.

Além das questões ambientais, a manifestação da cidade deve incluir protestos contra a reforma na previdência e perda de direitos trabalhistas, acompanhando outros atos pelo país.

Desmatamento, queimadas, uso de agrotóxicos, aquecimento global, privatização, falta de investimento e de fiscalização ambiental serão temas comuns nos encontros em todo o Brasil

Esta é a terceira greve de uma série mundial de comícios climáticos. A maioria é organizada por estudantes.

O objetivo das greves é pressionar os políticos e outros membros do poder, levando-os a agir para resolver a atual crise climática e a prevenir o aparecimento de outras no futuro.


Para a adolescente Katie Eder, diretora executiva da Future Coalition – uma organização americana sem fins lucrativos focada em promover mudanças sociais -, a manifestação desta sexta-feira serve, sobretudo, para conseguir um novo acordo ambiental (Green New Deal).

Desde a suspensão imediata de projetos fósseis em terras indígenas, à implementação de uma agricultura sustentável, várias são as reivindicações que os jovens querem ver atendidas.