O Papa Francisco aprovou a modificação do Catecismo da Igreja Católica para declarar "inadmissível" a pena de morte em todas as circunstâncias. O Papa anunciou ainda, segundo comunicado do Vaticano, que a Igreja Católica vai atuar pela abolição da pena no mundo todo.

O novo texto ressalta que "a Igreja mostra, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação para sua abolição no mundo todo".

A decisão altera uma postura histórica que admitia pena de morte em casos raros. O  anúncio oficializa mudança que foi discutida em maio durante encontro do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luís Ladaria, com o Papa.

“Durante muito tempo, o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era considerada, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum”, diz o texto do Vaticano.

O artigo afirma que difundiu-se "uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado" e foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que "garantem a indispensável defesa dos cidadãos, sem tirar, ao mesmo tempo e definitivamente, a possibilidade do réu de se redimir".