A Quarta Companhia de Policiamento Ambiental, responsável pelas atividades da corporação em Marília, iniciiu um Programa de Educação Ambiental denominado " Natureza Viva" para levar orientação a estudantes.

O programa será desenvolvido junto as escolas estaduais e municipais da cidade e envolve alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Serão realizadas cinco horas-aula, com atividades uma vez por semana, com abordagens de temas/módulos pré-definidos: Meio Ambiente, Animais Silvestres, Mata Ciliar, Lixo e Aquecimento Global.

Para cada módulo há uma cartilha, material pedagógico denominado "Folhinha Verde", desenvolvido pela Polícia Ambiental sob a coordenação pedagógica de uma Dra. em educação.

Ao final das atividades será realizado um passeio ecológico, dando a oportunidade para que os alunos vivenciem na prática, os conteúdos trabalhados em sala de aula.

No final do Programa o alunos formados receberão uma carteirinha, conferindo-lhes o título de Patrulheiro Ambiental Mirim.


A primeira aula promoveu atividade lúdica e dinâmica em que os alunos puderam expor seus prévios  conhecimentos, construindo uma cenário ideal de meio ambiente preservado e de forma interativa e prática.

Também puderam constatar as consequências  negativas da intervencão humana nesse meio, contextualizando assim as duas realidades.

A atividade despertou o interesse dos alunos e criou uma expectativa extremamente positiva para o desenvolvimento das atividades.

A abertura do Programa foi na  E.E. Professora Carlota de Negreiros Rocha e contou com a presença de diversas autoridades da Escola, Secretaria Estadual da Educação  e do atual Comandante da Polícia Ambiental de Marília, Cap PM Eliton Ricardo Sanches.