Equipes da Divisão de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, retomaram nesta segunda-feira (27) os exames nos cães no bairro Jânio Quadros, zona norte da cidade, para promoção do chamado “inquérito canino” em busca da redução na contaminação por leishmaniose, após ações combinadas de limpeza dos quintais e mobilização no bairro.

As equipes acabaram de encerrar os testes no Jardim Renata e por isso seguem para nova área. A chefe de Zoonoses, veterinária Ticiana Donati dos Reis, explica que o trabalho não para. Funciona como um ciclo na região com risco de transmissão.

“Nosso trabalho é feito conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento do Estado. Pedimos à população do Jânio Quadros que colabore com os profissionais, compreendendo que o exame é fundamental para conseguirmos manter o controle dos casos em humanos”, disse a veterinária.

A área de maior risco no município compreende bairros da zona norte, como Jânio Quadros, JK, Aniz Badra, Santa Antonieta, Jardim Renata, Parque das Primaveras Parque das Nações, entre outros.

A Secretaria Municipal da Saúde atua nos bairros com coleta de materiais orgânicos (às segundas e sextas-feiras no Santa Antonieta, às terças no JK, às quartas no Jardim Renata e quintas-feiras no Jânio Quadros. As equipes também fazem o inquérito canino e as ações educativas, envolvendo escolas, igrejas, associações e a população em geral.

Além da investigação, a Saúde mantém programa de castração de cães com resultado negativo para a doença. Concluída a convocação dos responsáveis por animais no Santa Antonieta, começa agora o chamamento para moradores do Jânio Quadros. A clínica contratada pela prefeitura faz os contatos e agenda as cirurgias.