source

Sempre temos aquele momento na vida em que desejamos nos aventurar, deixar a rotina de lado e cair na estrada para conhecer as belezas desse mundão. Para  Gustavo Blume , de 28 anos, esse sonho virou realidade.

"Eu sempre tive o sonho de fazer uma grande viagem, sempre acompanhava a galera que viajava no Instagram, eu achava o máximo e sempre tinha vontade de fazer algo assim, foi quando decidi que iria largar tudo, para viver o meu sonho e também melhorar minha qualidade de vida", diz Gustavo. 

O gaúcho resolveu viajar pela América do Sul com seu Ford Ka 1.0. Sua história é tema da minissérie "Ka Estou Viajando pela América do Sul" . Durante o percurso, Gustavo leva junto também um outro "companheiro": o personagem Indiana Jones dos Pampas, seu alter-ego, que faz intervenções engraçadas contando os bastidores da estrada.

Gustavo e seu grande companheiro de aventuras
Arquivo pessoal
Gustavo e seu grande companheiro de aventuras


A aventura de Gustavo nasceu após o fim de um relacionamento de seis anos. Naquele momento, mesmo estando bem no trabalho como representante comercial, ele decidiu que tinha chegado a hora.

"Como eu não tinha muito dinheiro, resolvi transformar o meu Ka num mini motorhome. Eu já tinha rodado mais de 50.000 km com ele a trabalho e nunca me deu nenhum problema. Isso me deu confiança para iniciar a jornada",  diz.


A transformação do Ford Ka

E quem disse que essa jornada seria fácil? Gustavo teve que fazer algumas adaptações no carro para estar preparado para todas as delícias e perrengues, como por exemplo. 

  • Retirada do banco do passageiro para a instalação de uma cama;
  • Canos no bagageiro de teto para o armazenamento de água;
  • Uma minigeladeira e bateria extra para os acessórios;
  • Equipamentos como fogareiro;
  • Luz recarregável, panelas e caixa de ferramentas.
Gustavo aproveitando aquele solzinho delícia
Arquivo pessoal
Gustavo aproveitando aquele solzinho delícia










"Foram uns dois meses me preparando e preparando o carro. Dia 1 de fevereiro dei início a esse sonho, peguei a estrada cheio de dúvidas e incertezas, muita ansiedade e um pouco de medo. Mas depois do segundo dia eu já vi que não iria ser tão difícil assim e fui viajando mais de boa", diz Gustavo.

Caindo na estrada

Gustavo conta que a intenção inicial não era documentar a viagem, mas ele começou a postar fotos e vídeos para os amigos ao longo do caminho e foi aumentando o número de seguidores no Instagram e no YouTube.

"As histórias de outros viajantes me inspiraram e chegou a hora de fazer a minha própria ‘road trip’: cruzar vários países, diversas culturas, lugares incríveis, com muita emoção e aventura", diz.


O sorrisão de quem ainda tem muita aventura pela frente
Arquivo pessoal
O sorrisão de quem ainda tem muita aventura pela frente








Segundo Gustavo, a ideia inicial era viajar uns 8 meses, mas depois ele foi percebendo que duraria mais de um ano. Devido à pandemia, a viagem durou 100 dias. "Dia 15 de março quando entrei no Chile fecharam as fronteiras. Fiquei 52 dias ‘preso’ na cidade de Puerto Natales. Me abriguei ao lado de uma lagoa de gelo, próximo ao parque Torres del Paine. Fiquei 20 dias sem ver ninguém, tomava banho na lagoa e tomava água da lagoa também", conta. 

Puerto Natales, Chile
Reprodução/Instagram/@ka.estou
Puerto Natales, Chile











Nem tudo são flores, não é mesmo? Aquele perrengue inesperado também pode surgir e deixar todo mundo aflito. De acordo com Gustavo, atolar o carro já fazia parte do roteiro, pois o aventureiro adorava se meter em lugares de difícil acesso. "Mas a busca constante por banheiro e banho para tomar são as maiores dificuldades da viagem", diz.

A beleza de Ushuaia na Argentina
Reprodução/Instagram/@ka.estou
A beleza de Ushuaia na Argentina




O gostinho da saudade

Conhecer novos lugares sempre nos deixa muitas lembranças. A gente se conecta com novas pessoas, explora lugares diferentes e admira belíssimas paisagens. Para Gustavo, o lugar que mais o marcou foi Ushuaia, na Argentina. "É um marco para todo viajante chegar lá! As trilhas e lugares que tem para conhecer são incríveis. Outro lugar que gostei muito foi a Península Valdez", diz.

Fonte: IG Turismo