Marília terá a partir da próxima quinta-feira, dia 13 de dezembro, sua primeira Biblioteca Comunitária em escola municipal. A Biblioteca Professor Eduardo Luiz Albieri, na EMEF Professor Nelson Gabaldi, na zona oeste, pretende democratizar acesso a livros e incentivar a leitura.

O projeto é financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) em um programa desenvolvido pela CPFL e pelo Instituto Ecofuturo, do grupo empresarial Suzano. A inauguração será aberta à comunidade e contará com apresentações culturais realizadas pelos estudantes da instituição.

A escola de Marília foi contemplada entre cinco municípios que receberam o projeto (Bebedouro e Campinas, em São Paulo, e outras três no Rio Grande do Sul).

Durante o processo de implantação, pelo menos 30 pessoas – entre educadores, professores e moradores da região – participaram de cursos de formação sobre Promoção de Leitura, Gestão de Biblioteca e Educação Ambiental, oferecidos gratuitamente.

A prefeitura, foi responsável por ceder, reformar e ampliar o espaço onde a biblioteca seria implantada, além de assumir a manutenção da unidade após a inauguração e contratar os funcionários que atuarão no local.

O projeto foi iniciado pela Secretaria da Educação durante gestão do ex-secretário Roberto Cavallari Filho. A EMEF Professor Nelson Gabaldi atende 900 alunos do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, e, desde 2017, funciona em tempo integral.

A nova biblioteca complementa o acervo já existente do colégio, com 1.000 livros novos de literatura, sendo 70% selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e 30% escolhidos pela comunidade.

Também foram entregues mobiliários novos e equipamentos eletrônicos, como computadores e impressoras, disponíveis para o uso do público.

A biblioteca potencializará as ações desenvolvidas pelos educadores com os estudantes no contraturno da escola. Além disso, o espaço cultural será aberto à comunidade, tendo potencial para receber moradores de oito bairros vizinhos, em uma região com poucos projetos socioculturais.

Com cerca de 100 m², a unidade possui um jardim externo, que será destinado à prática de leitura ao ar livre, promovendo a conexão das pessoas com a natureza.

A nova biblioteca leva o nome de Eduardo Luiz Albieri, homenagem ao professor que atuou em faculdades e escolas do município. Sempre muito próximo e estimado por alunos e colegas, Eduardo contribuiu para elevar a qualidade da educação pública na cidade.

Para Vanessa Passarelli, diretora da EMEF Prof. Nelson Gabaldi, a biblioteca é um marco importante tanto para os estudantes quanto para os moradores.

“Nossos alunos e a comunidade têm um grande ganho com a implantação da Biblioteca Comunitária. Este é um passo significativo, pois a leitura tem o papel de auxiliar a desvendar o mundo de maneira crítica e consciente, fazendo com que o indivíduo se torne um sujeito participativo em seu contexto social.”



Últimas Notícias