O Corpo de Bombeiros divulgou no Diário Oficial do Estado deste sábado um resumo do parecer de avaliação do estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, com detalhes sobre a liberação parcial e a relação de obras e serviços para liberação geral do espaço.

O laudo prevê necessidade de obras, contratações, equipamentos, mudança de catracas e uma série de ARTS (Anotações de Responsabilidade Técnica) a serem feitas por profissionais especializados sobre diferentes pontos das instalações.

A prefeitura terá de fazer ainda a transferência completa da Cozinha Piloto para liberar o tobogã mais antiga, ao lado da avenida das Esmeraldas.

Também precisa fazer modificações para aumentar número de torcedores no Tobogã 2, que vai pode receber 300 pessoas por enquanto com torcida única,

Cada portão de saída de emergência existente na edificação, terá a vigilância constante de pelo menos um Brigadista que ficara de prontidão, em todos os dias de jogos ou atividades esportivas.

“Nos dias de jogos ou atividades esportivas que possam receber público no interior da edificação será empregado um veículo tripulado por dois brigadistas, com uma reserva de água de no mínimo 08 metros cúbicos de capacidade, e uma bomba mecânica de pressurização para ser usada em caso de incêndio, além do empregado de uma viatura de emergência tripulada por no mínimo um enfermeiro(a) e um motorista;”

Segundo o parecer, os setores “4” e “1” (área de cadeiras e arquibancadas), respectivamente faces oeste e leste, possuem problemas graves no dimensionamento das saídas de emergência (acessos radiais e laterais), o que impede que sua população abandone a edificação, em caso de pânico ou tumulto, completamente protegida em sua integridade física, além de dificultar o acesso às equipes médicas ou do Corpo de Bombeiros para a retirada de pessoas.

“Desta forma, não há o mínimo de segurança ao permitir que pessoas acessem esses locais.”

veja detalhes das orientações de mudanças

Setor 3 – Tobogã acima da Cozinha Piloto



O setor “3”, face sul, apresenta no dimensionamento de sua arquibancada condições de acomodações de público, necessitando o cumprimento das medidas de segurança abaixo:

a) desativar a cozinha piloto, com retirada de materiais e fechamento dos ambientes;

b) prever iluminação de emergência a fim de atender público da arquibancada

c) providenciar catracas de controle de público em local diverso das aberturas destinadas às saídas de emergências;

d) prever aumento dos acessos radiais das escadas da arquibancada, de forma a cumprir as larguras mínimas exigidas na IT 12/19.

e) providenciar a pintura da numeração e identificação dos setores, fileiras e assentos dos espectadores;

f) prever barra antipânico nos portões de saídas de emergência;

g) prever sinalização de emergência em todo setor, conforme IT 20/19.


Setor 2 – Tobogã liberado

a) prever duas saídas de emergência, em lados opostos, com barras antipânico e abertura no sentido do fluxo de saída;

b) prever iluminação de emergência;

c) providenciar a limpeza do entulho;

d) providenciar sinalização de emergência de forma que facilite o abandono seguro da edificação em caso de tumulto ou pânico;

e) providenciar guarda-corpo nos patamares e acessos da arquibancada;

f) providenciar catracas de controle de público em local diverso das aberturas destinadas às saídas de emergências;

g) providenciar a pintura da numeração e identificação dos setores, fileiras e assentos dos espectadores;

Cabines de imprensa

Fica autorizada a utilização das cabines de imprensa, destinadas somente a esses profissionais, limitado o público a 20 pessoas, em conformidade com o item 5.7.5 da IT 11/19 (áreas privativas).

a) deverá haver controle de acesso às cabines, sendo vetado a utilização das salas vips ou camarotes, por qualquer membro de delegação.

4.1.3. Fica autorizada a utilização dos vestiários localizados debaixo do setor “4”, limitado o público no máximo a 30 pessoas por delegação, considerando haver nesse local as devidas medidas de segurança contra incêndio;

4.1.4. Fica condicionada a autorização para utilização da arquibancada do setor “3”, após correção das irregularidades elencadas no item 3.1.2 e mediante solicitação de nova vistoria.

Documentos exigidos:

a) Apresentar ART de SPDA, observação em relação ao não aterramento no alambrado;

b) ART Elétrica de Anexo K;

c) ART Projeto de Proteção contra incêndios;

d) ART de adequação;

e) ART de Motogerador;

f) ART sistema de hidrantes e comissionamento;

g) ART sistema de alarme e comissionamento.



Últimas Notícias