Estudantes das escolas municipais Cecília Alves Guelpa e Paulo Freire participam nesta terça-feira de um confraternização do projeto “Esporte Educacional Interativo”, desenvolvido pelo Nilley Clube de Marília com apoio de empresas.

O projeto atende 170 alunos do 4º ano com aulas semanais de beisebol e acesso ao mundo do esporte de alto nível, através da tradição e know how do Nikkey.

O vice-presidente de esportes do clube, Sérgio Yoshiharu Narazaki, explica que o projeto começou há três anos com a Emef Cecília Alves Guelpa, na zona norte da cidade.

Os alunos são levados ao Nikkey de ônibus, onde aprendem e praticam a modalidade, compartilham valores e são estimulados ao desempenho escolar.

“Existem talentos nas escolas públicas para várias modalidades. Futuros campeões podem ser descobertos em projetos como esse. Nós já descobrimos uma aluna do Cecília Guelpa (Gabriela Lubianque Ferreira, 13 anos) que foi campeã brasileira. Ela venceu com a equipe e foi eleita a melhor rebatedora da competição”, exemplificou Sérgio.

Com a inclusão da Emef Paulo Freire no projeto, a partir desse ano, já é possível realizar eventos interescolares. O foco, porém, não é a competição entre as escolas, mas a troca de experiências, interação e a motivação dos estudantes.

“Nosso Brasil precisa começar a levar mais a sério a iniciação esportiva, como é, por exemplo, nos Estados Unidos. O esporte precisa ser uma ferramenta de desenvolvimento social em todas as modalidades. Essa é a nossa expectativa para Marília, por isso a importância dessa parceria e do fortalecimento desse projeto”, defendeu o vice-presidente.

No beisebol e no judô, o clube mariliense tem mais de 50 anos de experiência. Equipes com as bases formadas em Marília acumulam títulos nacionais e exportam talentos para outros países, principalmente no beisebol, o que reforça o potencial do projeto junto à rede municipal.